A FIEMG recebeu nesta terça (06/06) a visita do embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, para um encontro de estreitamento da relação comercial entre o país e a indústria mineira. O presidente do Conselho de Relações da Federação, Alexandre Melo, e a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), Miriam Euclides, se reuniram com o representante do país asiático na sede da instituição, em Belo Horizonte.
Em 2021, as exportações de Minas Gerais para a Índia chegaram a US$ 79,57 milhões e os principais produtos exportados foram óleo de soja e açucares de cana. No ano passado, as importações somaram US$ 512,34 milhões, com destaque para derivados ésteres do álcool, fios simples de poliésteres e alumínio não ligado.
Alexandre Melo considera o país indiano um parceiro estratégico de Minas no comércio exterior e destacou a atuação das empresas indianas no estado, especialmente nos setores de mineração e siderurgia. Melo avaliou positivamente reunião com o embaixador no sentido da prospecção de novos negócios entre as indústrias mineiras e as da Índia.
“Minas é um estado minerador com reservas de destaque mundial de minério de ferro e tem a maior produção global de nióbio, abrigando também o segundo maior parque industrial do Brasil. Há matéria-prima em abundância, capacidade de transformar, capital humano e presença global”. Alexandre Melo lembrou ainda da recente missão empresarial à Índia, que teve a participação efetiva da FIEMG, de 07 a 11 de novembro de 2022.
O embaixador Kenneth Nóbrega avaliou o parque industrial mineiro como “diversificado e dinâmico” e disse que o encontro na FIEMG foi importante para “entender as potencialidades do segmento produtivo”. O cônsul geral da Índia em Belo Horizonte, Elson de Barros Gomes, também participou da reunião e considera que o estado e o país asiático podem estreitar laços também no segmento cultural.
Clique aqui e veja mais fotos
Rafael Passos
Imprensa FIEMG