A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) organizou quatro visitas técnicas a empresas chinesas de referência internacional durante a Missão à China 2026i. A programação proporcionou aos empresários mineiros a oportunidade de conhecer tecnologias avançadas, processos automatizados e práticas de gestão que podem contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira.
As visitas foram divididas em três grupos temáticos, contemplando os setores de siderurgia e mineração, tecnologia e inovação e indústria automotiva. A comitiva conheceu as operações da Wuxi Boton, Midea, DeepBlue Technology e Zeekr, marca de veículos elétricos do grupo Geely.
Na Wuxi Boton, especializada na fabricação de correias transportadoras e sistemas inteligentes de monitoramento, os participantes conheceram soluções que utilizam robótica e inteligência artificial, além de iniciativas de sustentabilidade, como o desenvolvimento da primeira correia transportadora carbono neutro do mundo.
Para Pedro Teixeira, diretor da ACTECH, a experiência trouxe aprendizados que vão além das tecnologias apresentadas. “Acho que voltamos para o Brasil com uma série de oportunidades de aplicação, tanto do modo de gestão deles quanto da excelência operacional. O grande propósito da visita é aprender o que mais podemos levar para as nossas companhias”, destacou.
No grupo de tecnologia e inovação, os empresários visitaram o Midea Global Innovation Campus, centro de pesquisa e desenvolvimento voltado à automação industrial, robótica e manufatura inteligente. A programação também incluiu a DeepBlue Technology, especializada em inteligência artificial, com soluções em direção autônoma, robótica inteligente, reconhecimento biométrico e desenvolvimento de chips de IA.
Já na indústria automotiva, a comitiva conheceu uma unidade da Zeekr, fabricante de veículos elétricos do grupo Geely. A visita evidenciou o elevado nível de automação das linhas de produção e a capacidade instalada da indústria automobilística chinesa.
“Impressionante a fábrica, a tecnologia, quase tudo automatizado na linha de produção”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Segundo ele, a unidade tem capacidade para produzir 1.200 veículos por dia, mas opera atualmente com aproximadamente 240, cenário que evidencia a sobrecapacidade produtiva do setor. “As visitas são muito importantes para que a gente possa perceber as oportunidades de melhoria nas nossas plantas, bem como as melhores técnicas de produção hoje da indústria automobilística”, ressaltou.
Lígia Pinto, da Sigma Lithium, também destacou a evolução tecnológica do setor e a participação brasileira na cadeia produtiva dos veículos elétricos. “Pudemos testemunhar o quanto a indústria automotiva chinesa evoluiu e a tecnologia que está sendo utilizada. Estamos felizes de que o óxido de lítio, parcialmente processado no Brasil, está aqui presente nas baterias chinesas dos carros que estão sendo produzidos”, afirmou.
As visitas técnicas durante as missões internacionais reforçam o propósito da FIEMG de aproximar a indústria mineira dos principais polos globais de inovação, promovendo o intercâmbio de experiências e a identificação de soluções que possam ser aplicadas às empresas brasileiras, com foco em eficiência operacional, desenvolvimento tecnológico e competitividade.
A Missão à China é realizada pela FIEMG e conta com patrocínio Máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo de Minas; patrocínio Ouro da Vale; patrocínio Bronze da AngloAmerican, da Construtora Barbosa Mello e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Thaís Mota
Imprensa FIEMG