Dia 05 de dezembro foi a data marcada para o encontro de confraternização para os colaboradores que atuam na elaboração do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) de Juiz de Fora. Por mais um ano, o Sinduscon-JF promoveu seu tradicional evento, que homenageia as empresas que mais se destacaram na apuração do índice. A organização foi da Comissão de Materiais, Tecnologia, Produtividade e Qualidade (COMAT) e o encontro reuniu os diretores das empresas e os colaboradores responsáveis pela coleta do CUB na cidade. A confraternização acontece anualmente no Berttu’s Restaurante, com o objetivo de oferecer um momento de integração entre as pessoas responsáveis pela elaboração do CUB JF.
O vice-presidente do Sinduscon-JF e diretor da FIEMG Regional Zona da Mata, Aurélio Marangon Sobrinho, agradeceu a presença dos convidados e falou sobre o início do cálculo estatístico do CUB, há 29 anos, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele enfatizou que, com o passar do tempo, o Sindicato passou a elaborar o CUB JF sozinho e ressaltou a importância do Sinduscon-JF ter seu próprio índice, motivo de orgulho, algo que valoriza ainda mais a entidade. “Além de Belo Horizonte, Juiz de Fora é a única cidade mineira que realiza o cálculo do CUB, que nunca foi interrompido em todo este tempo”, disse.
Acompanhado pelos membros da COMAT, Ricardo Guerrero, Sérgio Campos e Aurélio Marangon Júnior, o presidente eleito do Sinduscon-JF para a gestão 2023-2027, Carlos Eduardo Manera, enfatizou a importância da participação de cada vez mais empresas nesta elaboração, para que se tenha um índice cada vez mais confiável. Sérgio Campos destacou que a diferença do CUB JF para o CUB da capital é de 16% e que o índice de Juiz de Fora é de grande credibilidade e relevância.
Ricardo Guerrero falou sobre a importância do índice para a cidade. Temos mantido nossa trajetória de sucesso com o CUB JF e precisamos da participação de mais empresários para continuarmos fazendo dele um índice de confiabilidade e respeito. “Agradeço a todos por mais um ano de trabalho e parceria”, disse. Aurélio Marangon Júnior destacou que o Sindicato tem conseguido melhorar a quantidade de empresas colaboradoras e que a confiabilidade dos dados é muito boa. “Todos estão contribuindo de modo satisfatório, enviando os dados pontualmente, o que garante a relevância do índice. Agradeço a vocês que trabalham neste projeto e se empenham de modo voluntário”, disse.
Aurélio Marangon Sobrinho ressaltou que o cálculo do CUB JF é um processo complexo, que depende da participação das empresas. “Quanto mais colaboração tivermos no envio dos dados, mais representativo será nosso índice. Este momento de confraternização é para reafirmar a importância deste trabalho e agradecer a todos os participantes”, afirmou.
Homenagens
Durante o encontro, foram premiadas as empresas de destaque em 2023, que receberam uma placa em homenagem ao seu comprometimento com o fornecimento dos dados e com o aperfeiçoamento constante do índice do Sindicato. Em primeiro lugar ficou a CT&G Projetos e Construções, representada por Ricardo, Gustavo e Thaís Guerrero. A segunda colocação foi da Construtora Haec Congel, representada por Hélio Abreu e Waltencir Alves. E o terceiro lugar ficou com a Construtora Nortesul, representada por Frederico Salgado Mattos e Luiz Felipe Rezende.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG