A Faculdade SENAI participou, no último sábado (4/10), do Encontro no Batista de Orientação Profissional (EBOP), realizado pelo Colégio Batista Mineiro. O evento reuniu estudantes do ensino médio interessados em conhecer diferentes possibilidades de formação e atuação profissional.
Diversas instituições de ensino superior estavam presentes para oferecer informações sobre cursos, mercado de trabalho, possibilidades de áreas de atuação para o público que está prestes a tomar uma das decisões mais importantes da vida.
Referência em formação tecnológica e conexão com o mercado de trabalho, a Faculdade SENAI, marcou presença com um estande expositivo e uma oficina interativa conduzida pelos professores Sidney Pires Martins e Philipe Lage Augusto Rodrigues, que apresentaram aos estudantes conceitos práticos das áreas de Engenharia de Controle e Automação e Ciência de Dados. Ambos professores ministram disciplinas nos dois cursos.
Ygor Bernardes Santos, coordenador de cursos da Faculdade SENAI, também liderou a dinâmica dos macarrões durante o evento. “O objetivo dessa dinâmica é ter uma estrutura que suportasse determinado peso por um determinado tempo. Ela normalmente acontece no curso de Engenharia Civil, mas levamos a proposta também para os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Ciência de Dados”, explicou.
“Ela serve para ajudar na articulação do trabalho em equipe e resolução de problemas, que qualquer engenheiro precisa saber resolver. Embora seja um trabalho manual, a ideia é que o aluno consiga entender a importância de automatizar esse processo e estrutura, por meio da programação de um robô, já que um engenheiro não precisa literalmente pôr a mão na massa para construir”, ressalta Ygor.
“Já com os alunos interessados no curso de Ciência de Dados, a dinâmica foca nos dados relativos aos macarrões, elásticos e a força que cada macarrão aguenta. Além disso, em como um profissional de dados deve atuar para transferir essas informações para o Power BI”, conclui o coordenador de cursos da Faculdade SENAI.
A participação no evento foi uma excelente oportunidade para aproximar a comunidade escolar do ambiente acadêmico e mostrar, de forma dinâmica, as possibilidades de formação tecnológica oferecidas pela Faculdade SENAI de Minas Gerais.
A Faculdade SENAI tem uma metodologia de ensino híbrida, professores com experiência na indústria, laboratórios avançados e projetos reais com foco na transformação digital e na Indústria 4.0. Conheça mais detalhes sobre os cursos superiores em Engenharia e Tecnologia da Faculdade SENAI.
Marina Rigueira
Imprensa FIEMG