Na manhã dessa quinta-feira, 14 de dezembro, a FIEMG, em parceria com a MRV & CO, promoveu um workshop sobre iniciativas institucionais para a promoção da integridade no meio corporativo. O evento, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, reuniu líderes empresariais, executivos e especialistas em governança e transparência.
Durante a abertura do encontro, a gerente de compliance e ouvidoria da FIEMG, Aline Azevedo, destacou a relevância do tema para empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte. Segundo ela, para garantir um ambiente ético e transparente nas instituições, é fundamental discutir e aplicar, constantemente, ações relacionadas à integridade, a fim de fomentar uma cultura colaborativa a longo prazo. Thiago Cavalcanti, gerente de meio ambiente da FIEMG, também participou do debate e reforçou o papel da Federação em promover discussões sobre essa temática. Na avaliação do gestor executivo de relação institucional e sustentabilidade da MRV & CO, José Luiz Esteves, é importante que as empresas busquem, cada vez mais, transparência nas relações organizacionais, o que, de acordo com ele, ‘’gera melhores resultados em diferentes setores’’.
Palestras e Painéis Temáticos
Francine Póvoa, vice-coordenadora geral do capítulo Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e Denise Baumgratz, líder da filial Belo Horizonte do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, ministraram uma palestra sobre negócios e governança empresarial. Elas reforçaram a função social das instituições públicas e privadas, que, na avaliação das especialistas, devem alinhar a busca por bons resultados às boas práticas corporativas. Francine e Denise ainda destacaram que a integridade dos colaboradores depende, em primeiro lugar, da segurança institucional.
Na sequência, Janaína Pavan, representante da ONG ‘’Transparência Internacional – Brasil’’, apresentou aos participantes os índices de transparência e governança pública e de percepção da corrupção, ambos desenvolvidos pela organização. Ela afirmou que o Brasil ficou na 94ª posição do principal ranking de corrupção do Mundo, entre 180 países foram avaliados. Segundo Janaína, ‘’a luta contra a corrupção precisa ser fundada em três pilares: melhores leis, melhores práticas e melhores instituições’’.
Em seguida, a coordenadora de projetos de integridade, transparência e anticorrupção do Instituto Ethos, Marcela Greggo, falou sobre os guias de combate às desigualdades no Brasil e de gestão de integridade privada, lançados pela entidade para auxiliar empresas e líderes governamentais. De acordo com ela, a governança representa a ponte que conecta e viabiliza a inserção da agenda ESG nas instâncias estratégicas e decisórias das organizações.
Por fim, a coordenadora de compliance da MRV & CO, Letícia Coelho, e o gerente de compliance da Cemig, Thiago Bruzadelli, falaram sobre o Movimento Transparência 100%, que busca engajar empresas a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As duas instituições já aderiram à iniciativa.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG