Uma reunião marcada pela arte e pela educação foi realizada na Casa FIAT de Cultura, em Belo Horizonte, na última quinta-feira (31/8), pelo Conselho de Educação Treinamento da FIEMG. Com a presença de conselheiros e sob o comando do presidente, José Batista de Oliveira, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos que unem arte e educação neste renomado espaço cultural da capital mineira.
Dando início ao encontro, Ana Vilela, gestora de experiência cultural, apresentou “As múltiplas potencialidades da arte como ferramenta de educação”. Em sua exposição, destacou como a arte tem o poder de conectar passado, presente e futuro, contrapondo a ideia comum de que museus são espaços dedicados apenas ao passado. “A tecnologia, a economia criativa e o futuro estão na experiência da imersão no espaço”, afirmou Vilela.
O roteiro do encontro também contou com uma visita mediada à icônica obra de Portinari, “Civilização Mineira”, datada de 1958. Os conselheiros também tiveram a oportunidade de se deslumbrar com a Piccola Galleria, que apresenta as obras de Lígia Teixeira, curadas por Osvaldo Carvalho na exposição “Confinadas”.
Ao falar sobre a experiência, o presidente do conselho, José Batista de Oliveira, expressou sua gratidão e admiração: “Mudamos a nossa rotina de reunião na FIEMG para viver essas experiências. Caso contrário, talvez nem soubéssemos da existência de um espaço tão maravilhoso como este. Estou deslumbrado com o conteúdo tão rico que fomos apresentados e grato ao conselho que, de alguma forma, contribuiu para que esta visita acontecesse”.
Ao longo dos anos, a Casa FIAT de Cultura tem se mostrado um epicentro de arte, educação e cultura, promovendo novas percepções de mundo e conectando diversas eras através de suas exposições e projetos. Esta reunião só reforça a importância de tais espaços em nossa sociedade e destaca a intersecção entre educação, arte e desenvolvimento.
Veja as fotos da visita:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG