O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou, nesta terça-feira (5), do ‘’Minas Day’’, evento que integra a programação da COP-28, em Dubai. Na ocasião, foram apresentados os cases de sucesso relacionados às ações de sustentabilidade e enfrentamento às alterações climáticas em Minas Gerais. A FIEMG faz parte da comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que, este ano, conta com a presença de mais de 100 empresários.
Segundo Roscoe, a atividade minerária no Estado preserva, atualmente, mais de 53% de suas áreas. A média é superior do que a de outros setores que compõe a matriz econômica de Minas Gerais. Ele também apresentou detalhes sobre Centro de Descarbonização desenvolvido pela Federação, por meio do CIT SENAI, em parceria com a ArcelorMittal. Com investimento de R$ 34 milhões, o projeto foi criado para auxiliar as empresas mineiras na diminuição das emissões de gases de efeito estufa, principalmente nos setores de siderurgia, óleo e gás, automotivo, cimento e mineração, com base nas metas estabelecidas em acordos internacionais.
De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o poder público tem trabalhado ao lado do setor produtivo para garantir a transição energética e a neutralidade das emissões de carbono. Ela destaca que Minas Gerais é um dos principais Estados da América Latina e Caribe a se comprometer com as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE). Durante o evento, a comitiva lançou, ainda, o portfólio mineiro ‘’Casos de Sucesso de Minas em prol da ambição climática’’, disponível neste link. A ferramenta permitirá o acompanhamento das ações ambientais em andamento, tanto em decorrência de políticas públicas de incentivo e engajamento quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada. Para o vice-governador de Minas, Mateus Simões, o trabalho realizado ao lado da FIEMG permitirá o cumprimento dos planos municipais de mudanças climáticas no Estado.
Ao longo da semana, a comitiva participará de painéis e reuniões junto a grandes líderes mundiais.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG