O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) deu início, em agosto, ao projeto de Planejamento de Negócios Reassentamento na região de Mariana, incluindo o distrito de Bento Rodrigues. Contratada pela Fundação Renova, a iniciativa vai oferecer suporte técnico no planejamento, desenvolvimento e a estruturação de ações, potencializando a competitividade de produtos e serviços de empreendimentos.
Esses negócios de pequeno porte que serão beneficiados foram selecionados pela Fundação e terão consultoria especializada do IEL. Desenvolvido pela Gerência de Consultoria para Negócios, o projeto contempla as seguintes etapas: elaboração de planos de negócios individuais, acompanhamento de negócios individualizados e grupos produtivos, além da disponibilização de sistemas de gestão.
A ação envolve encontros presenciais e será realizada durante 16 meses. Na quarta-feira (21/8), a Gerência de Consultoria para Negócios apresentou à Fundação Renova a metodologia de trabalho do projeto, que foi validada pela entidade.
“O plano de negócios é fundamental para os empreendimentos uma vez que minimiza as incertezas, organiza as ideias e contribui para o processo decisório dos empreendedores”, destaca analista de Inteligência Competitiva da Consultoria para Negócios Rolf Elias Gaspar.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG