A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, e o FIEMG Lab, hub de inovação aberta, têm inscrições disponíveis, até o dia 15 de abril, para a 2ª edição do programa Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab, criado com o objetivo de identificar e testar tecnologias que possam solucionar desafios propostos pela empresa. Para participar do Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab, acesse as informações sobre a 2ª edição disponibilizadas neste link.
A edição atual do programa pretende encontrar soluções para um desafio específico: o Processo de Amostragem Manual. O objetivo é garantir a segurança operacional e ergonômica, reduzir ou mitigar o risco de contaminação da amostra e oferecer alertas simplificados na fábrica da Novo Nordisk, em Montes Claros (MG).
A iniciativa, que traz diversos benefícios às startups participantes, contempla uma série de etapas: geração de negócios e realização de prova de conceito remunerada, possibilidade de expansão da solução, uma vez validado o teste, colaboração e aprendizado em conjunto com o FIEMG Lab e o time de especialistas da Novo Nordisk e apresentação da solução e know-how da startup com diferentes áreas do setor produtivo.
Em síntese, o programa compreende quatro fases para as startups e spin-offs. Após a inscrição, as selecionadas avançam para a segunda fase, marcada por uma interação intensa com as equipes técnicas da Novo Nordisk. Nessa etapa, o desafio será aprofundado, as expectativas serão alinhadas e as propostas técnico-comerciais serão construídas e negociadas. Em seguida, ocorre a fase de contratação direta pela indústria, seguida pela execução dos testes planejados para a prova de conceito, e por fim, a avaliação dos resultados alcançados pela solução testada.
A prova de conceito do Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab é composta por testes práticos, executados em ambiente controlado e em um curto espaço de tempo, com o intuito de verificar a viabilidade de utilização da tecnologia desenvolvida no dia a dia da empresa. Bruna Silva, coordenadora de Inovação no FIEMG Lab, expressa sua animação em contribuir novamente com a inovação aberta da Novo Nordisk. Ela destaca que “o setor farmacêutico traz particularidades que estimulam a criatividade do mercado e estamos ansiosos para conhecer soluções que tragam mais segurança e novos processos para a amostragem manual.”
A Novo Nordisk é uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab. Esse hub de inovação aberta visa aumentar a competitividade dos negócios e trazer desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias. Otávio Assis, diretor de Suporte ao Negócio da fábrica de Montes Claros da Novo Nordisk, aposta no sucesso da iniciativa. “A rede de conexões com startups do FIEMG Lab é muito rica e diversificada. A Novo Nordisk acredita que soluções fora da caixa que atendam às necessidades dos pacientes são possíveis quando diferentes backgrounds e expertises se juntam para se aprofundar em um desafio”, ressalta.
Em 9 de abril, o FIEMG Lab e a Novo Nordisk vão promover um webinar para detalhar o desafio desta edição e responder às perguntas dos interessados em participar do programa. As inscrições devem ser feitas neste link.