A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG) realizou nesta segunda-feira (05/8), mais um de seus tradicionais almoços-palestra, desta vez contando com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte. O evento reuniu empresários e autoridades de todo o estado para um momento de troca de conhecimentos e experiências.
Promovido em parceria com o Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI-MG), o encontro se mantém fiel ao seu objetivo de trazer à tona questões de grande relevância para o meio corporativo e a administração pública. A ADCE-MG, uma organização sem fins lucrativos, ecumênica e de diálogo inter-religioso, busca continuamente fomentar a reflexão sobre temas cruciais para a sociedade.
“Este almoço é um momento sempre esperado por todos nós, que compartilhamos do compromisso de empregar a nossa espiritualidade nas práticas empresariais”, disse Maria Flávia Cardoso Máximo, presidente da ADCE-MG, na abertura do evento. “Como membros da ADCE, procuramos seguir os princípios da social cristã, refletindo como as nossas decisões impactam não apenas os nossos negócios, mas também, a sociedade como um todo”, refletiu Cardoso.
Maria Flávia Cardoso Máximo, presidente da ADCE-MG, enfatizou a relevância da integridade e da transparência na sociedade. “O governador Zema tem, como poucas pessoas, a experiência da governança no setor privado e na administração pública. Com ele, pudemos aprender como um bom exemplo pode influenciar as pessoas, de como exemplos são fundamentais para alavancar a transformação ética que nossa sociedade tanto precisa e anseia”, reforçou.
Na sequência, o presidente da ADCE Uniapac Brasil, Sérgio Cavalieri, destacou a relevância da ADCE. “É uma organização que existe há quase 100 anos, que continua viva e atuante em todo o mundo. No Brasil, está presente há 63 anos e essa relevância que a instituição tem está relacionada aos valores que defendemos. Estamos sempre nos fortalecendo, para que outras pessoas possam ser influenciadas pelos nossos valores para que eles se tornem uma prática empresarial constante”, afirmou Cavalieri.
O ponto alto do almoço foi a palestra do governador Romeu Zema, que abordou o tema “Integridade na governança pública e empresarial”. Durante sua apresentação, Zema compartilhou sua vasta experiência na administração pública, ressaltando a importância de uma gestão pautada pela ética e pela transparência. Ele enfatizou que a integridade não é apenas uma obrigação moral, mas também um elemento essencial para o sucesso e a sustentabilidade das instituições.
Zema destacou várias iniciativas e práticas adotadas em seu governo para promover a responsabilidade e a confiança pública, ilustrando como uma governança íntegra pode transformar positivamente tanto o setor público quanto o empresarial. Seu discurso foi um chamado à ação para líderes e gestores, incentivando-os a priorizar a integridade em todas as suas decisões e operações. “Fizemos que Minas Gerais saísse do 20° lugar no ranking de transparência pública para o 1° lugar no Brasil. É um avanço notório e que reflete o trabalho forte de governança realizado no Estado”, disse.
O evento proporcionou aos participantes não apenas um momento de aprendizado, mas também a oportunidade de discutir e refletir sobre práticas de governança que podem beneficiar toda a sociedade. A ADCE-MG, juntamente com o SESI, reafirma assim seu compromisso em promover o desenvolvimento humano e empresarial através de princípios éticos e valores cristãos.
Acesse aqui e veja as fotos do almoço da ADCE-MG com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Ana Paula Motta & Denise Lucas
Imprensa FIEMG