A dupla Maria Eduarda Schimitd e Tayohana Cristina Macedo, do SENAI Horto, foi a grande vencedora do Inova SENAI. As estudantes desenvolveram o projeto Librasconnect, que faz a tradução da linguagem em libras para áudio ou texto, facilitando assim, a comunicação entre surdos e não surdos.”Nossa ideia é promover a inserção de surdos no mercado de trabalho e também, na sociedade como um todo. Eles são tão capazes como qualquer outra pessoa”, ressalta Schimitd.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 20 de outubro, no Minascentro, durante a realização do ENA, e reuniu estudantes de 8 unidades do SENAI de toda Minas Gerais. O segundo lugar no pódio ficou com a unidade de Timóteo e a equipe Frostsafe. Já a terceira colocação ficou com a equipe Ecopanp , da unidade Euvaldo Lodi, em Contagem.
“O Inova representa a consolidação das competências socioemocionais, de empreendedorismo e de inovação que buscamos desenvolver em nossos alunos. Encerramos mais um ciclo estadual da Saga SENAI de Inovação com números para
comemorar: Em 2023 envolvemos mais de 24 mil alunos em Grand Prix de Inovação. 14 mil alunos em projetos integradores. Os espaços maker, Senai Lab, de todo estado estão em operação para desenvolver a criatividade e cultura maker e 930 alunos disputaram 10 vagas para apresentar um dos 245 negócios inovadores desenvolvidos no escopo do Inova SENAI 2023″, celebra Ricardo Aloysio, gerente de Educação Profissional do SENAI.
Já Avelino Resende, Consultor de Desenvolvimento Industrial do SENAI, ressaltou que o Inova SENAI é o resultado do esforço dos alunos, da orientação dos instrutores e do apoio de todo um grupo de pessoas da Unidade que trabalham para que os alunos do SENAI sejam os profissionais do futuro. “Hoje vocês estão mais preparados para transformar problemas em soluções e em negócios”, destacou.
O ENA tem o objetivo de estimular, incentivar e apoiar a troca de conhecimento, gerar oportunidades de negócios e apresentar as principais tecnologias do mercado de automação industrial, robótica, segurança cibernética, TI e inteligência artificial.
Realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, o evento é uma realização da FIEMG, com correalização da Gerdau; patrocínio master da Accenture e IHM Stefanini; patrocínio ouro da ABB, AWS, Danieli do Brasil e Deloitte; patrocínio prata da AVEVA, Aquarius e GE, Dimensional, Enacon, Pepperl+Fuchs, Radix, Schneider, Siemens, Simatec, TCS e Westecon; e conta com o apoio do SENAI.