Especialista em moda infantil, dona do blog Pop Pop, cool hunter e palestrante, Kátia Duarte trouxe para o último dia do Minas Trend, nesta quinta-feira (18/4), uma palestra sobre como “as tendências de moda e comportamento influenciam o consumo infantil”. A 31ª edição do Minas Trend foi realizada no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 18 de abril e apresentou, dentre tantas novidades da temporada primavera-verão 2025, as tendências da moda kids, baby e teens.
A especialista defende três pontos principais: moda, consumo e comportamento. Visando sempre o olhar infantil. Ela citou várias tendências para as próximas estações, dentre elas o estilo coquette que traz laços e tons pastéis para frisar a feminilidade e delicadeza. Vovó core composto por peças com uma pegada retrô, bordados, mix de estampas, cardigans.
“O estilo natural, anteriormente, remetia à floresta. Nessa nova etapa, o natural ganha novos aspectos com o tingimento de cores mais naturais, dando a impressão que foram tingidos com sementes como o urucum, trazendo também texturas, amassados, fibras e a ideia de areia e barro. Remetendo aspectos mais secos e rústicos da floresta. Dentre várias outras tendências para as próximas estações”, explicou.
Sobre o consumo, a palestrante disse que é notável que as novas gerações têm se influenciado pelas mídias sociais, como o Instagram e o Tik Tok. “Um exemplo disso, é essa nova era de autocuidado que tem ganhado força nos últimos anos. E várias empresas percebendo isso, desenvolveram produtos com apelo lúdico para o público infantil. Os pais como consumidores estão cada vez mais atentos aos interesses de seus filhos, movimentando, assim, a produção de itens colecionáveis, com estampas e adereços que remetem a interesses das crianças”, contou.
Sobre sua participação no Minas Trend, Duarte conta que se sentiu realizada ao receber o convite para ser palestrante. “Acredito no potencial desse nicho e vejo uma nova porta se abrindo. A moda infantil vai ganhar cada vez mais espaço no mercado”, explicou. Ela ainda pondera que enxerga em Minas Gerais a verdadeira moda slow, do bordado e da moulage, como uma verdadeira obra artesanal que os mineiros têm por sua essência.
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Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio máster do Sebrae Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.
Com colaboração dos alunos do Centro Universitário Una
Cléo Pontello, Malu Amaral e Jarrel Martins
Sob revisão de Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG