Na manhã deste sábado, 16 de setembro, a diretora da PGB Arquitetura, Consultoria e Negócios, Patrícia Elizabeth Barbosa, abriu o terceiro e último dia do Minascon 2023 em Montes Claros, dando ênfase aos “Desafios da Gestão de Obras”.
Barbosa delineou um panorama econômico atual da construção civil, onde destacou os riscos da má gestão e a importância da competitividade para alavancar a produtividade no setor. Ao abordar as tendências e práticas emergentes no gerenciamento da integração do projeto, a especialista sublinhou a necessidade urgente de evolução nas ferramentas de gerenciamento de processos construtivos.
“A padronização gerencial envolve uma evolução de ferramentas de gerenciamento de processos construtivos e o construtor só consegue isso inovando. É importante pensar que estão chegando novas tecnologias e entender como será esse planejamento”, pontuou.
Leia mais:
As tendências para o futuro da construção civil
‘Minha Casa, Minha Vida’ é tema de discussão no Minascon
A importância do CREA-MG na geração de oportunidades
CODEMGE mostra os investimentos em infraestrutura para o setor
Além disso, ressaltou que as empresas devem inserir a qualificação da mão de obra em seus planejamentos para superar a atual escassez de profissionais qualificados no mercado. Na sequência, abordou a estratégia do ‘Planejamento Lean’ na construção, destacando a relevância do fluxo que integra diversas estratégias e enfoques desde a concepção do projeto até o desenvolvimento do empreendimento PGE, passando pelo inovador conceito de ‘Pull Planning’.
A diretora apontou ainda as vantagens da aplicação dos princípios básicos da linha de balanço na gestão, uma metodologia que pode potencializar o sucesso dos empreendimentos no setor da construção civil.
Veja abaixo as fotos da palestra sobre Gestão de Obras com a arquiteta Patrícia Elizabeth Barbosa:
Painel de especialistas encerra Minascon 2023 com debates ricos em informações
O último dia do Minascon 2023 promete ser de grande aprendizado e troca de experiências. Após a palestra de abertura com Patrícia Elizabeth Barbosa, o público poderá conferir uma série de apresentações de especialistas renomados.
Marcos Galindo, sócio administrador da MGL Construção e Consultoria Ltda e Presidente do Conselho de Portos da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), irá abordar as “Certificações PBQP/SIAC”, oferecendo uma visão aprofundada sobre o tema.
Na sequência, Anderson Félix Engo, diretor de segurança e engenharia do Corpo de Bombeiros, conduzirá uma discussão sobre “Combate a Incêndio”, que promete trazer insights valiosos para os profissionais da área.
Mais tarde, será realizado um painel sobre “Licenciamento de Obras”, que contará com a presença do conselheiro regional do CREA-MG, Luiz Paulo da Silva Mendes, e do coordenador estadual da construção civil do SEBRAE Minas, Jefferson Dias Santos. De forma remota, também participarão os secretários municipais de Lagoa da Prata, Rogério Corgosinho (desenvolvimento econômico) e Reginaldo dos Santos (obras e urbanismo), discutindo estratégias e desafios na área de licenciamento.
Encerrando o evento, os coordenadores de obra Henrique Viana Dantas e Marcelo Henrique do Nascimento Alves trarão uma análise aprofundada sobre “Fundação Profunda”, discutindo técnicas e inovações no campo das fundações na construção civil.
Com um lineup de especialistas, o Minascon 2023 encerra sua programação, prometendo deixar um legado de conhecimento e inovação no setor da construção civil em Minas Gerais.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG