Estão abertas as inscrições para a Missão ao Canadá 2026, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Voltada para empresários interessados em expandir sua atuação no mercado internacional, a missão oferece uma oportunidade estratégica para conhecer o mercado do país norte-americano, identificar potenciais clientes, desenvolver parcerias entre Minas e o Canadá, promover e atrair investimentos, ampliar a presença de seus produtos no Canadá e conhecer o processo produtivo de renomadas indústrias canadenses. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, clicando aqui.
A missão será realizada entre os dias 2 e 10 de maio, nas cidades de Toronto e Montreal, dois principais centros econômicos e financeiros do país. A delegação brasileira será composta por empresários, industriários e autoridades governamentais, que vão participar de uma programação diversificada que envolve: visitas técnicas em Montreal e Toronto; Brazil Canada Business Forum, jantar The Bearer of the Future, e encontros de negócios com empresários e parceiros canadenses.
Relações comerciais Brasil – Canadá
O Canadá tem um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,1 trilhões, passando da 10ª para a 9ª maior economia em 2024, muito integrada à economia norte-americana (USMCA). As novas tarifas estadunidenses criam desvios de comércio que podem favorecer o Brasil em insumos e bens industriais.
O Brasil passou de 11º (2022) para 9º fornecedor do Canadá (2024) . A pauta segue concentrada em poucos itens, com liderança em pedras preciosas, alumínio e açúcares, além de performance expressiva em aeronaves e ferro e aço.
Aeronaves e partes e semi acabados de ferro/aço puxam o avanço em bens industriais. Além disso, máquinas elétricas e motores de pistão sinalizam potencial de diversificação.
A pauta exportadora brasileira para o Canadá segue concentrada em commodities minerais, como o ouro não monetário e o alumínio, respondendo por mais da metade do total exportado em 2024. Em 2024, as vendas nacionais somaram US$ 6,31 bilhões, lideradas por ouro e alumínio (mais metade da pauta).
Em 2024, o Canadá foi um dos maiores fornecedores do Brasil de adubos ou fertilizantes, trazendo importante aspecto de diversificação de fornecedores, haja vista a tradicional dependência nacional das importações advindas da Rússia e China.
De 2014 a 2024, houve um crescimento de 10,6% nas exportações brasileiras para o Canadá e no mesmo período, um incremento de 0,3% nas importações. Praticamente todos os grupos de produtos exportados apresentaram crescimento positivo, com destaque para minério de cobre com crescimento médio de 534,1%.
O Mapa de Oportunidades do CIN identificou 534 oportunidades para o Brasil no Canadá em produtos como máquinas e equipamentos de transporte e produtos alimentícios, entre outros. Já na perspectiva de diversificação, há oportunidades para geradores elétricos, máquinas de energia elétrica, motores de pistão, máquina agrícola e artigos de confeitaria.
Educação Executiva Global Boston
Além da Missão ao Canadá, é possível participar ainda da Educação Executiva Global Boston. O objetivo do programa executivo é formar líderes de classe mundial para enfrentar os desafios da nova indústria.
O programa é dirigido a líderes e executivos brasileiros que buscam fortalecer conexões globais e liderança transformadora, através de um currículo com foco na geração de resultados claros e tangíveis. Serão ministradas aulas na Hult Business School, na Harvard Business School e no MIT e a programação conta ainda com visitas de benchmarking.
Serão duas turmas, uma pré Missão Canadá, que acontecerá de 26 de abril a 02 de maio, e outra após a missão, entre os dias 11 e 16 de maio.
Para mais informações sobre a missão ao Canadá e Educação Executiva Global Boston, os interessados podem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG pelos telefones (31) 3263-4728 / 4722 ou pelo e-mail pcomercial@fiemg.com.br.
Marina Rigueira
Imprensa FIEMG