Presente na mesa de milhões de brasileiros, o pão francês, ou pão de sal, é considerado item essencial no dia a dia de muitas famílias. Nesta quinta-feira, 21 de março, data em que é celebrado o Dia Nacional da iguaria, representantes da Amipão – Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação – se reuniram na sede da entidade, em Belo Horizonte, para discutir as perspectivas e oportunidades para o setor em 2024.
Durante a abertura do encontro, o presidente da Associação, Vinícius Dantas, destacou a relevância das padarias e panificadoras para a geração de emprego e renda em Minas Gerais. Ele também lembrou do significado do pão francês para os brasileiros. ‘’O pãozinho de sal, unanimidade em todo o país, representa união, afeto e partilha’’, afirma o empresário. Ele ressalta que o tradicional pão de sal corresponde, em média, a 60% das fabricações próprias dos estabelecimentos filiados à Amipão.
Criado no século XX no Brasil, o pão francês, pão de sal, cacetinho ou pão de Jacó – a depender da região do país, foi inspirado nas baguetes francesas, o que deu origem ao nome do alimento ‘’queridinho’’ pelos brasileiros. Segundo Vinícius, a iguaria ‘’ajuda a aproximar o setor da panificação à sociedade como um todo’’.
Outras pautas
Ao longo da reunião, a diretoria da Amipão discutiu outros assuntos relevantes para o setor. Dra. Luciana Charbet, advogada na FIEMG, apresentou informações sobre questões trabalhistas que afetam o dia a dia de padarias e panificadoras no país. Além disso, representantes da Idealpan, indústria mineira referência na produção de pão de queijo, detalharam a história da empresa, sediada em João Monlevade, na região central de Minas Gerais. Por fim, o consultor financeiro Alex Costa ministrou uma palestra sobre negócios, mercado e precificação.
Marcela Trópia, vereadora de Belo Horizonte, também participou do encontro e destacou a atuação do poder público municipal em defesa dos interesses do setor produtivo da cidade.
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Caio Tárcia
Imprensa FIEMG