O nível de emprego e o faturamento do setor produtivo em Minas Gerais avançaram em novembro. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (18) e integra a Pesquisa Indicadores Industriais (INDEX).
Influenciado pelo aumento da produção, o índice relativo ao emprego voltou a crescer na comparação com outubro. Em razão do desempenho positivo do segmento de transformação, o faturamento da indústria avançou 2,5%. Além disso, devido ao pagamento da primeira parcela do 13º, a massa salarial registrou expansão nesse período.
Segundo o levantamento, de janeiro a novembro, o setor industrial mineiro apresentou desempenho favorável, impulsionado pela dinâmica positiva do mercado de trabalho, pela regularização das cadeias globais de suprimentos e pelas políticas governamentais de apoio à renda.
Em 2024, a melhora das condições financeiras das famílias poderá continuar favorecendo os setores mais dependentes da renda, enquanto a persistência dos juros em patamar elevado deverá limitar a aquisição de bens dependentes de financiamento.
Clique aqui e confira o estudo na íntegra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG