http://www7.fiemg.com.br
Uma parceria entre a FIEMG, o SENAI e fabricante de argamassas e rejuntes Fassa Bortolo vai permitir a capacitação de profissionais da construção civil, como mestres de obras, pedreiros e ajudantes, na projeção de revestimentos cimentícios. O anúncio foi realizado nessa terça-feira (13/6), durante uma cerimônia no SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte.
A princípio, o curso terá três turmas com 20 alunos cada, sendo duas turmas de aperfeiçoamento e uma de iniciação. A primeira começa já neste mês e as aulas serão na unidade do SENAI Paulo de Tarso, na capital, das 18h30 às 22h30.
De início, a capacitação será voltada aos funcionários de construtoras, clientes ou não clientes da Fassa Bortolo e, depois, será disponibilizada para outras empresas da construção civil e a comunidade. Os alunos serão habilitados para o manejo da tecnologia do Sistema Fassa Silo que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, afirmou que o acordo com a empresa evidencia o compromisso do SENAI na qualificação profissional para a indústria, fomentando a desenvolvimento e sustentabilidade do setor produtivo em Minas Gerais. “Parcerias como essa são muito bem-vindas, sobretudo por levar conhecimento para a cadeia produtiva. Eu cumprimento a equipe da Fassa por essa iniciativa. Quando a gente forma mão de obra para trabalhar com produto de maior eficiência, menor impacto ambiental e custo, nós estamos dando competividade para as empresas mineiras”.
“Com o lançamento oficial do curso Fassa SENAI Inovação em Projeção de Revestimento Cimentício, vamos criar um novo profissional, capacitado para aumentar a eficiência e a produtividade no canteiro de obras. Os alunos vão aprender a operar um sistema que armazena 30 toneladas de argamassa e elimina, de uma vez, 750 sacos de produtos descartáveis. É qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”, disse o diretor financeiro e de comunicação da Fassa no Brasil, Ivan Aliberti, ao destacar a relevância da parceria com o SENAI na qualificação profissional.
Sediada na Itália, a Fassa Bortolo, começou a operar no Brasil, em agosto de 2021, na planta industrial de Matozinhos, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com Aliberti, a escolha por Minas Gerais foi em decorrência das possibilidades oferecidas pelo mercado e da atuação de instituições impulsionadoras do desenvolvimento econômico e social, como a FIEMG, e o governo do estado.
Durante evento houve ainda uma demonstração do Sistema Fassa Silo de projeção de revestimentos cimentícios. Além do executivo e de Flávio Roscoe, participaram da cerimônia Christiano Leal, diretor regional do SENAI em Minas, diretores da Fassa Bortolo, presidentes de sindicatos associados à FIEMG e empresários da construção civil.
Leia também:
Fassa Bortolo faz parceria com a FIEMG
SENAI e Fassa Bortolo criam curso inédito de tecnologia para construção civil em Minas
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG