O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, idealizada em 2019 pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, chega ao final de 2025 consolidado como um dos principais modelos de capacitação de lideranças empresariais do país. Criado em parceria com a equipe de Educação Executiva do IEL, o programa nasceu com um propósito claro: fortalecer a formação de conselhos no Brasil e qualificar profissionais para atuarem com assertividade, visão estratégica e foco na perenidade dos negócios.
Com 80 horas de formação, ministradas em formato online, ao vivo e interativo, o programa estruturou-se em um modelo de aprendizagem robusto que oferece quatro turmas por ano. Desde o lançamento, já foram 26 turmas realizadas e mais de 1.000 alunos formados até o fim de 2025 — um marco histórico para o IEL.
A qualidade da formação é refletida nas avaliações dos participantes. O vice-presidente de Operações da MINU, Arthur Bezerra, destacou que suas impressões sobre o curso “foram as melhores”, ressaltando que os conteúdos apresentados são extremamente relevantes e os professores, excelentes. “Esse programa é uma ótima opção para aqueles executivos que buscam se qualificar para atuar como conselheiros”, definiu.
A visão é compartilhada pelo presidente do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia de Minas Gerais (SINGTD), Augusto Machado, que integrou a 21ª turma do programa. Ele afirmou ter vivido “uma jornada sensacional, com professores altamente qualificados, conteúdos de altíssimo nível e uma organização impecável”. O líder sindical ressaltou ainda que concluiu a formação “muito mais preparado e extremamente grato à FIEMG e ao IEL pela oportunidade”.
“Ao longo do curso, são ministradas matérias fundamentais para atuação estratégica nas empresas, como governança, perfil comportamental, monitoramento de desempenho, gestão de conflitos, relações institucionais, legislação societária, ISD, finanças, meio ambiente, gestão de riscos e compliance, inovação, inteligência artificial e LGPD”, detalhou Machado.
Expansão nacional reforça protagonismo do IEL Minas
Em outubro de 2025, o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros alcança um novo patamar ao integrar oficialmente a Academia de Líderes, portfólio do IEL Nacional voltado ao desenvolvimento de lideranças empresariais. Com essa incorporação, o IEL de Minas Gerais passa a ser responsável pela gestão e execução do programa também nos estados de Ceará, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.
A expansão consolida o programa como referência nacional na formação de conselheiros e o seu papel estratégico na qualificação de líderes capazes de contribuir para a longevidade e competitividade das organizações brasileiras.
Com resultados expressivos, reconhecimento dos participantes e um alcance ampliado para outros estados, o programa prevê o fortalecimento da governança corporativa no país e prepara profissionais para os desafios de um ambiente de negócios cada vez mais complexo.
Veja as fotos da trajetória na galeria abaixo.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG





















































































