No dia 10/11 foi realizado o Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa da TV Band Minas, em parceria com o Instituto Aquila e patrocínio da FIEMG, por meio do SESI. O objetivo da premiação foi reconhecer, dentre os 853 municípios mineiros, aqueles que se destacaram neste ano de 2023 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Pedro Spina, presidente em exercício da FIEMG, participou do evento e foi o responsável por entregar a premiação das cidades que se destacaram na categoria Educação. Os vencedores, de acordo com o número de habitantes, foram: Japaraíba, até 30 mil, Cláudio, até 100 mil, e Muriaé, acima de 100 mil.
“É encorajador ver que os municípios são avaliados em diferentes categorias, levando em consideração o tamanho de sua população, o que torna uma competição mais justa e inclusiva. Além disso, a ênfase na contribuição dos projetos locais para a qualidade de vida da população é louvável, pois incentiva iniciativas que realmente fazem a diferença”, disse, cumprimentando os participantes. “Parabéns aos municípios de Minas Gerais que participam deste prêmio e aqueles que se esforçam para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Que este evento inspire outras regiões a buscar a excelência na gestão pública, evoluindo para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar de todos os seus habitantes”, ressaltou.
Prêmio principal – A cidade vencedora da categoria Ordem Pública, considerada a principal, foi Uberlândia. O município também foi destaque nos quesitos Governança, Saúde e Bem-Estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana e irá representar Minas Gerais na etapa nacional da premiação, que será realizada em dezembro deste ano.
..
Veja abaixo a premiação completa:
Denise Lucas
Imprensa FIEMG