Pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies e do Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica foram contemplados, nesta semana, com o Prêmio Inventor Petrobras 2024. Os dois Institutos homenageados compõem o CIT – Centro de Inovação e Tecnologia SENAI, criado com o objetivo de propor soluções para desafios do setor produtivo. A cerimônia de premiação foi realizada na última segunda-feira (29), no Rio de Janeiro.
O Prêmio Inventor Petrobras busca valorizar pesquisadores e cientistas da Estatal e de instituições parceiras envolvidos em projetos de pesquisa e inovação que resultaram em registros de patentes. Em 2023, a Petrobras alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, o recorde de patentes depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – ao todo, foram 142 pedidos.
Projetos Premiados
Criado pelo Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies, o projeto SERS resultou no desenvolvimento de um método para a construção de um substrato a partir de nanopartículas metálicas (substrato SERS), usadas na detecção de inibidor de incrustações em baixas concentrações, como partes por milhão (ppm) ou partes por bilhão (ppb).
Já o projeto para aprimoramento de segurança em atividade de hidrojateamento por ultra alta pressão, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica, resultou na criação de um sistema composto por sensores e microcontroladores que, ao serem instalados em uma pistola de hidrojateamento, monitoram a dinâmica da atividade e interrompem o funcionamento do equipamento caso sejam detectados riscos ao operador. Marcos Vinicius do Espirito Santo, um dos pesquisadores contemplados pelo Prêmio, destaca que iniciativas como essa ‘’potencializam o engajamento da equipe e valorizam o trabalho dos profissionais em prol da indústria’’.
José Luciano de Assis, gerente de Pesquisa, Inovação e Tecnologia do CIT SENAI, celebra os resultados alcançados pela instituição e lembra que ”o objetivo final de um Centro de Pesquisas é gerar conhecimento, processos e novos produtos, que poderão ser utilizados pela cadeia produtiva”. Por isso, na avaliação dele, o CIT SENAI tem cumprido o papel de fomentar projetos com foco em negócios, criação de empregos e soluções para a indústria.
Para mais informações sobre o CIT SENAI, clique aqui.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG