O programa Residência Industrial promoveu em 27 de julho, no P7 Criativo, uma aula prática de design thinking com o intuito de desenvolver em universitários habilidades para resolver problemas complexos e promover a criatividade em diferentes contextos. O projeto é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Centro Universitário UNA.
Os alunos foram apresentados aos princípios e conceitos do design thinking, que rapidamente colocada em prática, dividindo a turma em grupos e atribuindo a cada um desafio real. Os participantes foram instigados a construir uma ponte, conforme o analista de projetos do IEL Joyldson Gomes.
Após selecionarem as ideias, os alunos passaram para a fase de prototipagem em que transformaram os conceitos em soluções práticas. “A aula culminou com a apresentação dos protótipos para a turma, promovendo uma troca de feedback. Esse momento foi essencial para aprimorar as soluções e desenvolver uma compreensão mais profunda das abordagens de outros grupos”, explicou o analista.
“No final da aula, os alunos não apenas adquiriram uma compreensão mais sólida dessa abordagem inovadora, mas também ganharam uma lição valiosa sobre colaboração, criatividade e importância de colocar as necessidades dos usuários no centro do processo de design”, acrescentou Joyldson Gomes.
O Programa Residência Industrial está na 2ª edição e tem 30 estagiários nas indústrias, sendo que 40% dos residentes foram contratados pelas chamadas empresas madrinhas. Além da jornada Design Thinking, o projeto contempla também as jornadas Vida e Carreira e Empreendedorismo.