Estão abertas até o dia 23 de setembro as inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e do qual o SENAI-MG é parceiro. O projeto visa capacitar estudantes e egressos do ensino médio para atuar no mercado de trabalho, por meio de cursos técnicos gratuitos e com ajuda de custo.
Segundo o governo do Estado, o programa é destinado inicialmente aos estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes abertas para alunos da rede municipal, privada e demais interessados. Além dos cursos técnicos gratuitos, os participantes recebem um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte.
Na 5ª edição do Trilhas de Futuro estão sendo oferecidas 40 mil novas vagas e o SENAI-MG é parceiro do programa com mais de 50 opções de cursos técnicos diversas em áreas. Há vagas disponíveis nas unidades do SENAI de Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Cláudio, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Pará de Minas, Paracatu, Patos de Minas, Pirapetinga, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Timóteo, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Várzea da Palma, Vazante, Vespasiano e Visconde do Rio Branco.
As inscrições, bem como a consulta ao Catálogo de Cursos disponíveis, podem ser feitas pelo site do programa, clicando aqui. O resultado da alocação dos candidatos, segundo informações do governo de Minas, estará disponível para consulta a partir de 11 de outubro, também pelo site.
Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas tem previsão de início em fevereiro de 2025.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG