No dia 30 de outubro, o Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), promoveu a terceira edição do Seminário Técnico em Sustentabilidade e Tendências para a Construção Civil. O evento, realizado na sede da Federação mineira, em Belo Horizonte, reuniu representantes e líderes do setor para discutir temas centrais sobre inovação, sustentabilidade e práticas ambientais no contexto da construção civil.
Para Lúcio Silva, presidente do SIPROCIMG, o seminário vem se consolidando como uma importante plataforma de desenvolvimento para as indústrias. “É um evento técnico voltado para o desenvolvimento de mercado e das indústrias. Desde o primeiro ano, com o sucesso que tivemos, seguimos com as edições subsequentes. O interesse do público em acompanhar as inovações nos faz pensar na quarta edição”, afirmou. Segundo Silva, o sindicato tem como missão fomentar o mercado e apoiar as indústrias ao introduzir novidades e promover o crescimento sustentável do setor.
Rubens Correia Teixeira, diretor comercial da Dacapo Revestimentos, destacou o valor do seminário como um momento de reflexão. “O evento traz uma revitalização dos temas abordados e oferece uma visão que o empresário não consegue acompanhar no dia a dia. É uma oportunidade para focarmos na sustentabilidade e percebermos sua importância para o futuro das empresas”, comentou.
A gerente técnica da DVG Sical, Stefane Vittorino, enfatizou a necessidade de difundir informações confiáveis e atualizadas sobre inovações e tendências tecnológicas, especialmente em relação ao meio ambiente. “Nosso foco é compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade ambiental e técnicas construtivas mais racionalizadas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, explicou.
Palestras e temas relevantes – A programação contou com uma série de palestras ministradas por especialistas. Henrique Dornas Dutra, líder ESG da Ambipar, conduziu uma apresentação sobre o papel da sustentabilidade como geradora de valor para a construção civil, destacando a importância de processos que reduzam riscos e impactos ambientais. Dutra alertou sobre a necessidade de construções resilientes diante de eventos climáticos extremos, como o furacão Newton.
Outro destaque foi a palestra da engenheira civil Gabrielly Caramori, que discutiu estratégias para alcançar a eficiência energética na construção civil, enfatizando o uso de fontes de energia limpa, como solar, eólica e biomassa. “Eficiência energética significa produzir a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais, o que é essencial para reduzir os impactos ambientais do setor”, pontuou Caramori. O evento também abordou temas como inovação em produtos de mineração, com o engenheiro Luciano dos Reis Bento, e novas tecnologias para sistemas de alvenaria de vedação, apresentados pela engenheira Giovana Poleto. Roney Silva, engenheiro civil, falou sobre as inovações na tecnologia do concreto em um contexto mundial, enquanto o Capitão Evandro Maroni Mascarenhas, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, esclareceu recentes alterações na legislação de segurança contra incêndio e seus impactos no setor.
Confira as fotos do 3º Seminário Técnico em Sustentabilidade e Tendências para a Construção Civil no Flick do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG