Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Moda da FIEMG, abriu o encontro do colegiado chamando a atenção para o fato de que, apesar do setor Têxtil e de Confecção (T&C) brasileiro ser grande, sofre sérios prejuízos com a atuação de plataformas asiáticas no país. “Precisamos combater a invasão desses produtos, que estão destruindo o nosso setor. Levamos esse aconselhamento para Flávio Roscoe, presidente da Federação mineira, sendo que a sugestão foi acatada e, atualmente, a casa encampa, junto com outras entidades, a campanha Brasil Mais Competitivo”, afirmou a gestora, ressaltando que devido a carga tributária brasileira, os produtos nacionais não são competitivos. “Precisamos continuar com essa luta”, reforçou.
A reunião do colegiado foi realizada no dia 18 de agosto, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, e na ocasião, Marcon apresentou o “Cenário do setor Vestuário de Minas Gerais”. Segundo o estudo apresentado por ela, o Brasil possui mais de 38 mil empresas T&C, sendo 4 mil em MG. “Isso representa 12,8% do mercado brasileiro e gera 58 mil empregos de carteira assinada”, compartilhou.
Tecnologia a favor da moda – Hellen Formaggini, analista de tecnologia do SENAI Horto, apresentou os “Serviços de Tecnologia e Inovação para o setor da Moda” desenvolvidos pela unidade. “Buscamos soluções criativas com o objetivo de promover o posicionamento positivo das empresas no mercado de Moda. Isso é alcançado por meio da criação de produtos competitivos, otimização de processos, pesquisa e direcionamento estratégico para o alcance de resultados expressivos”, explicou.
Segundo Formaggini, o SENAI Horto atua na área de pesquisa, por meio de dados analíticos, relatórios de referências focado no público consumidor para construção do mix, análise de tendências de comportamento e consumo de acordo com o público da empresa para fins de criação de conteúdo de MKT e projetos de inovação com foco em moda, dentre outras. Outro atuação destacada por ela é o desenvolvimento de coleções, que envolvem planejamento do conceito até a produção, construção do mapa da coleção e do Mix de produto com análise do histórico de vendas e seleção de matéria-prima com fornecedor.
No P7 Criativo, uma startup de moda – Durante a reunião, Rodrigo Santos, da empresa Neo Ventures, anunciou o lançamento do Radar de Fashion Tech. “Nosso objetivo é trazer visibilidade a startups, para facilitar a conexão entre startups, investidores e empresas em busca de inovação, promovendo o ecossistema empreendedor e inovador na indústria têxtil e da cadeia da moda”, esclareceu Santos.
O Radar de Fashion Tech será realizado no dia 5 de setembro, de 17h às 18h30, no P7 Criativo, no Centro da capital mineira. O evento reunirá empresários e startups da cadeia da moda, com o objetivo de fomentar conexões e evidenciar os resultados que podem emergir dessa parceria.
Belo Horizonte vai respirar moda – A 30ª edição do Minas Trend, o maior salão de negócios do setor da moda, já tem data e local. O palco dos lançamentos outono/inverno 2024 será o Minascentro, um dos mais importantes centros de convenções da cidade. De 24 a 26 de outubro. Salve esta data! Mais informações em https://www.minastrend.com.br
Denise Lucas
Imprensa FIEMG