Na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o Conselho de Micro e Pequena Indústria da FIEMG, realizou uma reunião na sede da Federação mineira, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de importantes representantes do setor, discutindo iniciativas e reconhecimentos voltados às micro e pequenas indústrias.
Abrindo o encontro, Alexandre Mol, presidente do conselho, destacou a celebração do Dia da Indústria, que ocorrerá neste mesmo dia em Belo Horizonte. “Hoje, comemoramos o Dia da Indústria, e é uma oportunidade para destacar o mérito industrial, especialmente para os micros e pequenos industriais que são a base do nosso setor”, afirmou Mol, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho dessas empresas.
Thadeu Neves, secretário executivo do conselho, reforçou a importância desse reconhecimento. “Percebemos a importância de reconhecer as micro e pequenas indústrias, para valorizar o trabalho. E a inclusão do mérito industrial fez toda a diferença”, disse Neves. Ele também abriu um debate sobre a criação de uma Cartilha do Simples Nacional e Obrigações Acessórias, que será oferecida pelo conselho como suporte às micro e pequenas indústrias.
Pollyana Oliveira Marques, analista de Desenvolvimento Econômico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-Minas), apresentou o programa Desenrola, voltado para pessoas jurídicas. Esse programa está alinhado com as diretrizes do programa Acredita, lançado recentemente pelo Governo Federal, com o objetivo de reestruturar o mercado de crédito no Brasil, estimular a geração de renda e emprego, e promover o crescimento econômico.
Sobre o programa Desenrola, Marques explicou como os micro e pequenos empresários podem solicitar o benefício. “É simples, mas com alguns detalhes importantes. Primeiro, o interessado deve entrar em contato com a instituição financeira, pelos meios de comunicação oficiais (agência, internet, telefone, app). Depois, avaliar as condições oferecidas pelo banco, verificar a possibilidade de portabilidade da dívida e seguir as instruções da instituição financeira. Por fim, manter-se em contato com o banco e cumprir com os termos do acordo de renegociação”, detalhou Marques. Ela também informou sobre o lançamento da plataforma “Crédito Consciente” pelo Sebrae Nacional, que auxilia empreendedores na gestão de suas negociações com segurança, oferecendo guias, vídeos e canais de apoio.
Humberto Noronha, membro do CIEMG, abordou a competitividade de fretes para as pequenas e médias empresas, destacando a necessidade de estratégias para reduzir custos e melhorar a eficiência logística.
A reunião reforçou o compromisso da FIEMG em apoiar e valorizar as micro e pequenas indústrias, reconhecendo sua importância para a economia e oferecendo ferramentas para seu desenvolvimento sustentável.
Veja aqui as fotos da reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG