O primeiro dia do WeForum 2025, realizado nesta quarta-feira (26/3), no Teatro SESIMINAS, marcou a abertura oficial do evento que reúne empreendedoras, líderes empresariais e autoridades dos países que compõem o BRICS, para discutir o fortalecimento da presença feminina no mercado global.
A solenidade de abertura contou com a presença de representantes institucionais, entre eles Mônica Monteiro, presidente do Fórum Nacional da Mulher Empresária da CNI e presidente do BRICS WBA Brasil, Flávio Roscoe, presidente da FIEMG e o governador Romeu Zema. Ambos reforçaram a importância de impulsionar a participação das mulheres nos negócios e destacaram o potencial econômico dessa inclusão.
Em sua fala, Mônica Monteiro enfatizou a construção de “uma história nova com protagonismo feminino, de transformação e cooperação internacional” e desejou “excelentes oportunidades de negócios a todos os compradores e presentes no WEFORUM”.
Já Flávio Roscoe ressaltou a evolução da participação feminina na indústria, mencionando o salto de 24% para 34% em cargos de liderança desde 2008, e revelou que, na FIEMG, 64% dos cargos de liderança já são ocupados por mulheres. “As lideranças femininas trazem uma nova cara para a sociedade, elas têm contribuído muito para essa transformação social”, acrescentou.
Em um dia marcado pela tristeza pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, o governador Romeu Zema iniciou sua participação pedindo um minuto de silêncio em condolência. Em seguida, reforçou a importância da presença feminina em cargos de liderança, destacando que “à medida que esse avanço feminino ocorre, a sociedade ganha. É uma sociedade mais ética, com uma visão mais cuidadosa e, principalmente, uma visão de longo prazo”.
A programação incluiu diversas palestras e painéis, como “Política Pública em Foco”, “Agropecuária, Comércio e Indústria” e “Internacionalização das Empresas”. Segundo a organização, o WeForum 2025 já contabiliza mais de mil inscritos, sendo 642 participantes confirmados no primeiro dia, representando mais de 30 países.
A deputada federal Greyce de Queiroz Elias celebrou o evento ressaltando que “Minas Gerais está unida no propósito de acolher todas as comitivas internacionais, acreditando que grandes negócios sairão deste encontro”. A programação segue até o dia 27, com destaque para rodadas de negócios e oportunidades de networking entre participantes nacionais e internacionais.
A organização acredita que, ao fomentar a presença feminina nos diversos setores, o WEFORUM 2025 contribui para uma sociedade mais evoluída. “As lideranças femininas trazem uma nova cara para a sociedade, elas têm contribuído muito para essa transformação social. Então iniciativas como essa, do WEFORUM, que mostra exemplo dessas mulheres extraordinárias, que vem ocupando mais espaço, é fundamental para servir de exemplo para as próximas gerações”, finaliza Flávio Roscoe.
Leia também:
WEFORUM promove encontro de negócios para mulheres empreendedoras
WEFORUM fortalece o debate entre lideranças femininas
Essa iniciativa faz parte da agenda da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (BRICS WBA), que realiza esse evento em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Associação Comercial de São Paulo, Federaminas, CACB, FIEMG, FAEMG SENAR, IBREI, Sistema Fecomércio-MG, SEBRAE, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Governo Federal; com o patrocínio do BDMG, BID, CODEMGE, CNT, NATURA, SABIN e SIGMA; e o apoio de Al Invest Verde, Beauty Fair, Brasilcham Sweden, CECIEX, Conselho da União Europeia, DC News, Diário do Comércio, Federaminas Mulher, Global Gateway, Infra Women Brazil, Invest Minas, Lady Diamond, MNPT Mulheres de Negócios, PNUD, WICCI, Rede CIN e Governo de Minas Gerais.
Clique aqui para visualizar as fotos do primeiro dia do WEFORUM.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG