Na última terça-feira, 21/5, o auditório do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-SENAI), em Belo Horizonte, foi palco do Workshop Tecnologias em Combustão, promovido pelo próprio Cento em parceria com a Weishaupt. O evento reuniu representantes de empresas como Gasmig, Austen, Stellantis, Bermo e Cedro, e contou com palestras sobre novas tecnologias de combustão, eficiência energética e soluções sustentáveis.
Júlio Pires, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no CIT SENAI, falou sobre a importância de sediar o evento em Belo Horizonte e o papel do CIT como integrador de tecnologia, fornecedores e indústria. “Quem desenvolve tecnologia tem esse papel de fazer a integração entre empresas, fornecedores e indústria, e nós, hoje temos esse papel. Então, nós temos esse papel de unir o fornecedor com o consumidor final”, explicou.
O gerente da filial Minas Gerais da Bermo, Marcelo Mares, destacou a relevância do evento para a indústria brasileira. “O evento condiz muito com o que esperamos da indústria no Brasil, e o CIT foi um apoio fenomenal para trazer essas indústrias para mais perto da gente. E o que nós trouxemos para os clientes presentes aqui hoje pode ser resumido em conhecimento”, relatou o gerente.
Já o gerente Comercial da América do Sul da Weishaupt Brasil, Adilson Souza, explicou que Belo Horizonte foi escolhida para receber esse evento por vários motivos. “A Weishaupt tem 50 anos de mercado, e nesse período, fizemos muitos negócios em território mineiro e em vários segmentos da indústria. Além disso, aqui é a sede de nossos maiores parceiros de negócios, dentre eles o CIT SENAI. Era uma região que já queríamos ter vindo a mais tempo, mas que agora, planejamos estar com mais frequência realizando eventos e atividades”, afirmou. Souza também enfatizou o valor do networking gerado pelo workshop: “Nós esperamos que esse workshop tenha gerado de tudo um pouco: mais negócios, mais parcerias e muito networking. Alguns dos visitantes aqui já são clientes, outros são novos e querem conhecer mais. E o nosso negócio é assim: um grupo de pessoas que trabalha com esses mesmos grupos, mas outras empresas. Por isso, o networking com certeza é um pilar do nosso negócio. Queremos gerar conexão para continuar prosperando a indústria”, finalizou.
O evento, que segue o formato padrão da Weishaupt realizado em várias cidades do Brasil, abordou temas cruciais como eficiência energética e redução de emissões. Marcos Vinícios, da Weishaupt, apresentou sobre “Tecnologias em Combustão e Eficiência Energética”, enquanto Marcos Mares, da Bermo, falou sobre “Recuperação de Energias Térmicas em Sistemas de Vapor”. A discussão incluiu estratégias para alcançar uma maior economia e utilização racional dos recursos energéticos, minimizando a emissão de gases de efeito estufa e promovendo o uso de combustíveis renováveis.
O Workshop Tecnologias em Combustão reforçou o compromisso da FIEMG e de seus parceiros em promover avanços tecnológicos e sustentáveis na indústria, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade do setor industrial mineiro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG