Foram visitadas duas indústrias e a Expometal
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor metalmecânico, em especial nas áreas da reparação e fabricação de equipamentos e implementos metálicos, o Sindimetal, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizou uma missão técnica a duas das principais siderúrgicas do país: Aperam e Usiminas. O presidente do Sindimetal, Márcio Antunes Filgueira Júnior destacou que a missão teve por objetivo promover a aproximação entre as indústrias e os fornecedores de matéria-prima.
A missão contou com a participação de representantes de indústrias associadas do Sindimetal e também dos analistas Victor Hugo e Pedro Casasanta do IEL. Durante as visitas, os participantes puderam conhecer de perto todo o processo produtivo do aço e suas diferentes aplicações. “Essa ação reforça o compromisso do Sindimetal e do IEL em fomentar o desenvolvimento industrial regional, estimulando parcerias estratégicas e o compartilhamento de conhecimento técnico entre empresas e fornecedores”, acrescentou Márcio Júnior.
Na Aperam, a ênfase foi no aço inoxidável, material amplamente utilizado pela indústria pela sua resistência e versatilidade. Já na Usiminas, o grupo teve contato com os aços comuns e temperados, empregados na fabricação de estruturas metálicas e equipamentos industriais.
De acordo com o analista do IEL, Pedro Casasanta, a iniciativa representou um importante passo para o fortalecimento do setor. “Esse tipo de ação de aproximação entre fornecedores e indústrias é um bom caminho para 2026. Estreitar essa relação permite maior competitividade e inovação no setor metalmecânico”, destacou.
O grupo teve a oportunidade ainda, de visitar a Expometal, que reuniu indústrias de grande porte, compradores e fornecedores de diferentes segmentos do setor produtivo.