O patense Márcio Júnior foi um dos agraciados com Mérito Industrial
A FIEMG promoveu, na noite de quinta-feira, dia 23, a solenidade em comemoração ao Dia da Indústria 2024. Neste ano, a cerimônia teve como tema ”Atitudes que inspiram Transformação. Ações que impactam o futuro” e foi realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo valorizar empresários, autoridades públicas e representantes do setor produtivo que contribuem com o crescimento de Minas Gerais e do Brasil. O patense Márcio Júnior foi um dos agraciados na categoria “Construtores do Progresso”.
Márcio Júnior foi indicado para receber a medalha pela FIEMG Alto Paranaíba, Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e pelo Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário de Patos de Minas e Alto Paranaíba).
Natural de Patos de Minas, é casado com Renata Ribeiro da Fonseca e pai de 3 filhos: Carolina, Ana Cecília e Lucas. É Bacharel em Direito, pelo Unipam; possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em International Strategic Business Leadership, pela Ohio University. Fez outros de gestão, inovação, melhoria de processos e liderança, promovidos pela FIEMG, pelo SINDIMETAL e pelo SEBRAE.
É sócio proprietário e diretor da Manfil Trucks Hélio Ltda. A indústria familiar que está há mais de 50 anos no mercado. Com atuação na produção de implementos rodoviários, oferece o que há de melhor em equipamentos para o transporte de cargas com produtos que atendem a especificidade de cada cliente.
O primeiro emprego de Márcio Júnior foi aos 14 anos, na Trucks Hélio, em Patos de Minas, onde ocupou os cargos de Auxiliar de Almoxarifado (1998), Gerência de Compras (2001), Gerente Comercial (2006) e Gerente Administrativo (2011). Em 2009, tornou-se sócio proprietário da Trucks Hélio, de Divinópolis. Em Patos de Minas, assumiu o cargo de Gerente Administrativo (2011), responsável pela Administração, Marketing, Produção e Suprimentos da indústria.
Em 2014, assume a direção geral da empresa em Patos de Minas. Em sua gestão, buscou sempre inovar nos processos produtivos. Implantou uma gestão mais moderna, voltada para resultados e promoveu a diversificação de produtos, com alternativas inovadoras, em novos nichos de mercado. Preocupado em atender as exigências legais ambientais e em promover o desenvolvimento industrial sustentável, implementou ações para a destinação correta dos resíduos de aço, que retornam às siderúrgicas para a reciclagem.
Atuou ainda em ações de responsabilidade social e voluntariado, contribuindo com entidades empresariais e clubes de serviços, como Ordem Demolay, Loja Maçônica Esforço e Trabalho, Fazendinha Senhor Jesus e Sociedade São Vicente de Paulo. É associado do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Patos de Minas) desde o início da entidade, em 2014. Atualmente, é o presidente do Sindimetal, gestão que iniciou-se em março deste ano.
A homenagem, em Belo Horizonte, contou com a participação da presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins; pelo presidente do Sinduscon, Caio Gonçalves e pelo diretor do Sindimetal, Lisandro Bicalho.