Objetivo foi conhecer as inovações tecnológicas e fortalecer networking
O Sindimetal, o Sebrae e o IEL promoveram uma missão empresarial à Expomafe 2025, uma das maiores e mais importantes feiras de máquinas – ferramenta e automação industrial da América Latina. A ação reuniu 31 empresários e associados do Sindimetal, que tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as mais recentes inovações tecnológicas voltadas à indústria metalmecânica.
Durante a missão, os participantes realizaram visitas técnicas a dois grandes players do setor: Sandvik e Romi S.A., além de explorarem os estandes de expositores na feira. A experiência proporcionou uma verdadeira imersão nas tendências que estão moldando o futuro da indústria, como automação, usinagem de precisão, manufatura avançada e soluções sustentáveis.
A visita à Sandvik, multinacional referência em engenharia de alta tecnologia, impressionou pela demonstração de soluções que aumentam a produtividade, lucratividade e sustentabilidade dos processos industriais. Já na Romi S.A., os empresários puderam conhecer de perto equipamentos de ponta voltados à transformação de metais e plásticos, incluindo tornos CNC, centros de usinagem, injetoras e sopradoras.
Para Leonardo Mendes de Sá, da Usipatos, a missão foi uma experiência incrível, tanto em termos de aprendizado quanto de contato com o que há de mais moderno no setor. Gleussion Gonçalves Rocha, da Fresadora Patense, comentou que teve oportunidade de conhecer tecnologias modernas e inovadoras. “Ao vivenciar de perto os processos da Romi, da Sandvik e dos expositores da Expomafe, voltamos com uma nova mentalidade. Só quem participa entende o valor que essa experiência tem para a modernização das empresas”, reforçou.
Já para Elbert Antunes Filgueira de Carvalho, da Carrocerias Patense, o evento foi essencial para identificar oportunidades de investimento. “Nosso objetivo ao participar da missão foi de encontrar soluções que pudessem otimizar a produção e ampliar nossa linha de atuação. Uma oportunidade fantástica que vai contribuir muito com a nossa empresa”, destacou.
O presidente do Sindimetal, Márcio Antunes Filgueira Júnior, salientou o papel estratégico da missão empresarial de proporcionar aos associados acesso direto às inovações que impulsionam a competitividade e o crescimento das indústrias locais.
O analista de projetos do IEL, Pedro Casasanta, que também participou da missão, reforçou que foi importante estabelecer esse relacionamento e evidenciar a necessidade de se implantar novas tecnologias nas oficinas.