No dia 10 de julho de 2025, aconteceu em Sete Lagoas o Campeonato Microrregional de Robótica entre as escolas da rede SESI de diversas cidades de Minas Gerais. O evento reuniu várias equipes estudantis em uma competição que avaliou não apenas o desempenho dos robôs em missões programadas, mas também a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de inovação dos participantes.
A Escola SESI Professora Quita Guimarães, de Montes Claros, se destacou na competição, com a Equipe PequiBrick, conquistando o segundo lugar na categoria de apresentação, que engloba os Core Values, o Projeto de Inovação e a Apresentação do Robô. A equipe da escola é formada por 12 alunos do 6º ao 9º ano, que, com muito empenho e dedicação, demonstraram alto nível de preparação e espírito colaborativo. O trabalho foi orientado pela técnica Bárbara Pollyana, com o apoio da direção da Escola, que acompanharam e incentivaram os alunos ao longo de toda a jornada.
Segundo Pollyana, com esse excelente desempenho, a equipe já se prepara para a próxima fase da competição, na qual representará Montes Claros no Campeonato Regional, que será realizado em Belo Horizonte nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. A orientadora da equipe destaca que a expectativa é grande e que “os alunos seguem entusiasmados e motivados para viver mais essa experiência transformadora”.
Torneios
Os torneios microrregionais de Robótica FLL SESI Minas aconteceram em nove cidades do estado, com o objetivo de selecionar os membros oficiais de cada equipe das escolas para participação nas competições e também visando preparar e inspirar os alunos robotiquers para as disputas que virão por aí.
O Torneio Microrregional de Robótica em Sete Lagoas foi um evento épico de inovação e emoção, um dia repleto de desafios, superações e conquistas, onde equipes de estudantes do Sesi de várias cidades, incluindo Itajubá, Poços de Caldas, Montes Claros e Pará de Minas, competiram com robôs projetados e programados por eles mesmos.
O evento é uma oportunidade para os estudantes mostrarem o que aprenderam e competirem em um ambiente desafiador e emocionante.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica do SESI, Mariana Rodrigues, a partir de uma pergunta chave criada pelo SESI relacionada ao tema da temporada “Submerged”, as equipes desenvolveram um projeto de inovação, além de já montarem o robô para competir nas arenas, simulando as missões da nova temporada. “Estes eventos técnicos tiveram o importante papel de avaliar os competidores para a definição da composição oficial das equipes e já foram um super esquenta para o regional de novembro”, disse.
Rosângela Silveira
FIEMG Regional Norte