A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra, em 22 de maio, o Dia da Indústria. O evento, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar quem contribui com o desenvolvimento do estado e do Brasil, será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir das 20h. Com o tema “A FIEMG investe em desenvolvimento. Você transforma Minas Gerais”, a Federação vai homenagear empresários e demais agraciados.
“Em 2025, a FIEMG renova sua missão de ser parceira de quem constroi, empreende e transforma. Investimos onde mais importa: nas pessoas, nas ideias e no poder da indústria mineira de gerar impacto real. Acreditamos que cada empresário, cada iniciativa e cada negócio têm o poder de impulsionar mudanças que vão além dos muros do setor industrial”, diz o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ao destacar a importância da data para a indústria e entidade.
Ricardo Valadares Gontijo, que é diretor da Direcional Engenharia, vai receber Mérito Industrial CNI do ano, Guilherme Abrantes, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg) e diretor financeiro da FIEMG, será homenageado como Industrial do Ano.
O Mérito Industrial de 2025 será entregue para empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. Os agraciados são Gilmar Dias dos Santos, fundador e presidente dos Grupos EPO e S&D, Walker Magalhães Lahmann, diretor executivo da Eurofarma, Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, presidente-executivo da Premialy Indústria e Comércio de Alimentos e da Santonely Panificados, Sandre Faria Heringer, diretor da Carrocerias Heringer Ltda, Magnaldo Geraldo Filho, sócio da Super Fogos Ltda e presidente do Sindiemg, Fausto Gabriel dos Santos, sócio das empresas Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria, Gustavo Mendonça dos Santos, fundador da Só Minas Indústria e Comércio de Alimentos, Antônio Vilhena Paula Souza, controlador acionário do Frigorífico Cambuí e conselheiro fiscal da Associação Nacional das Indústrias de Carne Seca (Anics), José Carlos Nunes Freire, fundador da Primar Indústria Têxtil Ltda, Joel Alves de Carvalho, fundador da Joel Couros e da Unatex, João Vinhas de Arantes Neto, proprietário da empresa Vale do Sol, Gilson Almeida Vilela, diretor-geral da Serquip MG Tratamento de Resíduos, Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto, diretor da gráfica Silva Lara, Wagner de Brito Barbosa, vice-presidente de Bioflorestas e Mineração Brasil, Olavo Alves Corgosinho, fundador da Data Engenharia e Shelber de Abreu, sócio-fundador da Microfund Indústria e Comércio e da SH Corte e Usinagem.
A FIEMG celebra o Dia da Indústria também com o Mérito Inovação na Indústria, que será entregue aos representantes da Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda, de Itaúna, no Centro-Oeste, e Painelbras Engenharia e Comércio Ltda, de Contagem, na Grande BH. Além dessas homenagens, a Federação enaltece alunos, professores e instrutores SESI e SENAI que se destacaram nos últimos meses, conferindo a eles o Mérito “Portadores de Futuro”.
Mérito Industrial Norte de Minas
De Montes Claros, o empresário Walker Lahmann,diretor executivo da Eurofarma, foi indicado pela FIEMG Regional Norte e Sindicatos Patronais Empresariais para receber a Comenda do Mérito Industrial 2025. A Comenda é anualmente concedida a empresários que se destacaram em suas atividades e tiveram relevante participação na vida comunitária. Walker Lahmann é também o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte de Minas (QUIFARMO).
“Os homenageados com o Mérito Industrial recebem a medalha, que um dia esteve no peito do presidente JK. Foram, todos, indicados por seus sindicatos representativos que neles identificaram plena devoção à causa da indústria. Com Walker não foi diferente, seu trabalho, à frente da unidade da Eurofarma que está sendo construída em Montes Claros, é reconhecido no segmento empresarial bem como seus esforços em gerar emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento, não só para Montes Claros, mas também para toda região Norte de Minas”, destaca o presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista.
Dia da Indústria
O Dia da Indústria foi instituído pelo Presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da FIEMG.