Uma audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na segunda-feira (03/02/25) em Montes Claros, discutiu o processo de concessão das BRs 116 e 251 em Minas Gerais. O leilão das rodovias está previsto para 2026 e o projeto prevê investimentos de R$ 7.2 bilhões e um contrato de concessão com duração de 30 anos, abrangendo um total de 734,9 quilômetros. As principais entidades de Montes Claros, FIEMG Regional Norte, Sociedade Rural, ACI, CDL e Maçonaria, entre outras, acompanham há tempos essa demanda pela concessão e participaram da audiência apresentando suas sugestões.
Entre as sugestões estão, a duplicação total do trecho das Serras de Francisco Sá, São Calixto e Vacaria (Salinas); construção de oito áreas de escape, sendo quatro na Serra de Salinas, três em Francisco Sá e uma no Vento Lateral e Terminais Free Flow. Representantes da ANTT informaram que as contribuições apresentadas nas audiências serão analisadas e encaminhadas ao Tribunal de Contas da União (TCU), etapa fundamental antes da definição final do projeto de concessão.
O vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, que compôs a mesa dos trabalhos na audiência pública, destacou a necessidade de melhorias urgentes nas duas BRs. Segundo ele, “em 2024, a BR-116 registrou o maior número de mortes em acidentes rodoviários em Minas Gerais. Já a BR-251, além de ser um dos principais corredores logísticos do Estado, está entre as estradas mais perigosas de Minas. As duas precisam de um olhar mais atento do estado, para pararem de matar tanta gente”.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte