O presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, participou, no dia 9 de junho de 2026, de um momento histórico para a ciência e para a indústria farmacêutica brasileira: o Laboratório Cristália, Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro, inaugurou uma unidade voltada para Genética Aplicada, sendo a primeira planta de Genética Aplicada de uma indústria farmacêutica brasileira. Instalada em Campinas (SP), a unidade representa uma revolução na indústria farmacêutica nacional e vai viabilizar a produção de medicamentos personalizados, que ajustam os tratamentos ao perfil genético do paciente para maior eficácia e menos efeitos colaterais.
Com investimento de cerca de R$ 70 milhões, a unidade é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de potenciais ativos na perspectiva da genética, como RNA (ácido ribonucleico) e ASO (sequências sintéticas de DNA ou RNA), bem como terapias gênicas avançadas e vetores virais.
O laboratório já está desenvolvendo pesquisa de um produto voltado para o tratamento do alcoolismo. O projeto conta com a consultoria da Professora Ana Lucia Brunialti Godard, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que descobriu um gene responsável pela regulação da dependência e que hoje não tem um tratamento que permita sua correção. A especialista atua no Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da universidade. É especialista em modelos animais para estudos de doenças humanas, incluindo alcoolismo e patologias biológicas.
A planta conta também com laboratórios para o desenvolvimento de terapias celulares, como: CAR-T, tratamento genético revolucionário que reprograma as células de defesa do paciente para reconhecer e destruir células cancerígenas; CAR-NK, linfócitos Natural Killer modificados geneticamente para tratamento oncológico e hematológico; e nanopartículas lipídicas. Os pesquisadores já trabalham também no desenvolvimento de tecnologias de RNA para o tratamento da sarcopenia (perda progressiva e generalizada de massa, força e função muscular comum após os 60 anos).
O momento contou com a presença de importantes lideranças, como o Cofundador e Presidente do Conselho Diretor Ogari de Castro Pacheco, do Vice-presidente do Conselho Diretor, Thiago Stevanatto, membros do Conselho Diretor Ogari de Pata Pacheco e Thales Gerolin, além da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Fernanda di Negri, e de representantes do Biomanguinhos, Fiocruz, Instituto Butantan, CNPEM, Prefeitura de Campinas, FIEMG, UFMG, Instituto Bairral, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes do Cristália.
“Parabenizo toda a equipe do Cristália, em especial ao Dr. Ogari Pacheco, pela visão de futuro, pela coragem de inovar e por contribuir diretamente para o fortalecimento da indústria nacional. Ver iniciativas como essa se tornarem realidade nos enche de orgulho e demonstra que o Brasil possui capacidade, talento e competência para liderar grandes transformações no setor farmacêutico”, destacou Adauto Marques.
Segundo ele, esse importante investimento representa um avanço significativo para a pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil, reforçando o compromisso com a ciência, a saúde e a busca por soluções que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas.
Ogari de Castro Pacheco, cofundador e Presidente do Conselho Diretor do Cristália destacou que “com essa unidade, vamos buscar auxiliar a sociedade, inicialmente no Brasil, mas não necessariamente apenas aqui. Esse novo laboratório Cristália não é apenas um centro de pesquisa e desenvolvimento, mas um hub estratégico de inovação, capaz de gerar produtos de altíssimo valor agregado e de transformar radicalmente o panorama da medicina humana.” Para ele, a nova unidade do Cristália representa um marco de início de uma nova era de descobertas, avanços científicos e desenvolvimento para a saúde brasileira.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte


