O Banco do Nordeste, por meio da sua Superintendência Estadual de Minas Gerais, e em parceria com a SUDENE, realizou na segunda-feira (25/03), em Montes Claros, o Seminário Estadual de Reinvestimento do BNB. Uma oportunidade para mostrar a empresas e empresários, da área mineira da SUDENE, os incentivos fiscais concedidos pela autarquia e operacionalizados pelo BNB que objetivam apoiar a modernização das empresas dos setores industrial, agroindustrial, infraestrutura e turismo, com tributação baseada no lucro real. A realização do Seminário em Montes Claros teve a participação fundamental do diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire.
O coordenador – geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Silvio Carlos do Amaral e Silva, participou do seminário que mostrou que a SUDENE oferece três modalidades de incentivos : Isenção do IRPJ (Programa de Inclusão Digital); Redução de 75% do IRPJ para novos empreendimentos; e Reinvestimentos do IRPJ. Calculados com base no lucro da exploração, eles são destinados às pessoas jurídicas titulares de projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos que estejam localizados na área de atuação da Sudene.
O vice-presidente da Regional Norte da FIEMG, Adauto Marques, esteve participando do evento e destacou que apesar de ser um importante meio de reinvestimento do Imposto de Renda, com isenção, muitas indústrias ainda não estão se utilizando desse incentivo. Em Montes Claros, as indústrias interessadas em mais informações podem também procurar a Regional da Fiemg.