Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Minas Trend realizou sua 34ª edição. Consolidado como o maior salão de negócios de moda na América Latina, o evento continua atraindo muitos patrocinadores, público e marcas. O evento contou com mais de 1.500 lojistas que ganharam visibilidade por meio dos corredores do salão, além dos estudantes e profissionais que estiveram presentes para realizar a cobertura.
Segundo Luiza Santos, responsável pelo marketing da marca “Precoce”, as interações e participação são para além do digital. “Como estamos vivendo uma era digital que o contato maior é através das telas, o evento permite essa proximidade com os clientes, entendendo e sentindo o “calor”, recebendo um feedback olho no olho, o que permite entender as reais necessidades dos clientes deste mercado.
A possibilidade de ampliar a interação entre marcas e clientes é de grande importância para os feirantes. A representante da marca “ArteSacra”, Alessandra Lins, destaca a força da moda mineira e de sua marca: “Com a nossa presença no Trend Now, trouxemos o nosso conceito para ganhar força no cenário nacional por meio da pronta entrega”.
Na edição com tema de “A Moda se Move com Você” foi reforçado mais uma vez a sólida parceria entre a FIEMG e o Centro Universitário Una que esteve presente com os estudantes da comunicação e artes atuando na cobertura do evento. Importante iniciativa que permite aos alunos vivenciarem de perto o mercado de trabalho tendo acesso para entrevistar lojistas e palestrantes, realizar a cobertura dos desfiles e acessar o backstage.
Os estudantes da moda, marketing e comunicação desafiam suas habilidades, ampliando o repertório em suas áreas. A estudante de publicidade e propaganda Giuliana Oliveira afirma. “Ganhei muito mais do que portfólio. Tive a chance de ter interações não só com pessoas da moda, mas também da minha área. Essa troca de experiências é algo que levarei para toda a minha carreira.”
O Minas Trend não é importante somente para àqueles que estão nos holofotes do evento, mas para toda a equipe que está por trás, nos bastidores. Cada profissional envolvido na logística, montagem, construção de layout e infraestrutura possui um olhar cuidadoso em toda a gestão. Para os jovens profissionais é a oportunidade de unir a teoria da universidade com a prática do mercado, construindo desde já suas carreiras.
Além de ser vitrine de novas coleções de roupas, acessórios e calçados, o Minas Trend vira palco da moda mineira, consolidando o estado como um dos polos da moda brasileira.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
Matheus Trindade, estudante de Jornalismo da Una / Imprensa FIEMG