Mais uma edição do evento “Café com Energia” foi realizada pela FIEMG em Juiz de Fora. A iniciativa foi da Gerência de Energia da Federação, a fim de trazer soluções visando a obtenção de desconto nas contas de energia das indústrias do estado. O evento gratuito, que vem ocorrendo em diversas cidades do interior, aconteceu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, no dia 24 de agosto, e discutiu a abertura do mercado livre de energia. Desta vez a empresa parceira foi a Cemig Geração, representada no encontro por Mauro Lúcio Gonçalves, agente comercial, que apresentou aos participantes os benefícios de entrar para o mercado livre de energia e obter até 35% de redução nas faturas.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, que ressaltou a satisfação em receber este evento, que vem sendo realizado em todas as Regionais da FIEMG, e se apresenta como uma ótima oportunidade para reduzir a conta de energia das empresas. Representando a Gerência de Energia da FIEMG, a analista de mercado de energia, Amanda Soares, destacou que o mercado livre de energia é sólido e confiável e que a FIEMG está em busca de oportunidades para oferecer às empresas possibilidades de gastos menores com energia elétrica.
Antes da discussão do tema principal, foi realizada uma apresentação, pelo supervisor de tecnologia do SENAI Zona da Mata, Jeovane Martins, sobre “Lean Manufactoring e eficiência energética”. Ele ressaltou os ganhos significativos que podem ser obtidos pelas empresas a partir de uma melhor utilização dos recursos, sem grandes investimentos. O Lean Manufactoring trabalha com a identificação e eliminação dos desperdícios, qualidade sempre e melhoria contínua. Jeovane Martins destacou ainda que o SENAI vai muito além da educação, oferecendo serviços técnicos especializados que englobam Indústria 4.0; metrologia, inovação e tecnologia, consultorias, prototipações e projetos nas mais diversas áreas. “Estamos à disposição para apoiar as indústrias em seu desenvolvimento”, disse.
Em seguida, Mauro Gonçalves apresentou o programa “Energia Livre Cemig”, com o produto “Desconto garantido”, voltado para média e alta tensão, que oferece uma porcentagem fixa de desconto, o que garante que a fatura de energia seja sempre mais barata do que no mercado cativo, exatamente na proporção pré-estabelecida em contrato, independente das mudanças tarifárias. “A partir de 2024, toda empresa de média tensão com demanda contratada poderá acessar o mercado livre. A contratação é simples, segura e com energia sustentável garantida pela Cemig, empresa há mais de 70 anos no mercado e o maior grupo integrado do setor de energia elétrica do Brasil”.
O representante da Cemig ressaltou que o mercado livre já é grande e significativo. “Oferecemos redução de custos garantida, flexibilidade total de consumo e certificado de energia renovável. O prazo do contrato é definido pelo cliente e o início da contratação se dá quando vencer o contrato com a distribuidora. As empresas que migrarem para o mercado livre terão ainda assessoria gratuita antes, durante e depois da contratação pelo time de especialistas da CEMIG e FIEMG”, ressaltou.
O mercado livre de energia
O mercado livre de energia permite a negociação livre e direta entre geradores, comercializadores e consumidores, o que resulta em preços de energia mais baixos e contratos personalizados. “Após a migração, a empresa passará a receber duas faturas, uma correspondente à tarifa do transporte da energia pela distribuidora local e outra referente à cobrança da energia fornecida pela Cemig Geração. O desconto é calculado de acordo com o perfil de consumo da empresa. E outro detalhe importante: essa escolha por uma fonte de energia limpa traz ainda o benefício do certificado de energia renovável”, disse Mauro Gonçalves.
O representante da Cemig ressaltou ainda que estamos em um ótimo momento para iniciar o processo de migração, que nada mais é do que uma troca de contratos. “Isso se deve ao atual preço da energia, que está baixo, pois os reservatórios de água do país estão cheios, e ao prazo necessário para o cancelamento do contrato atual com a empresa distribuidora”, disse.
Amanda Soares ressaltou que a Gerência de Energia da FIEMG busca a todo momento as melhores soluções energéticas para a indústria. “Agora, com a abertura do mercado livre de energia, estamos fazendo eventos como este, onde os industriais podem conhecer uma nova opção de redução na fatura de energia elétrica. Este é um assunto que gera muitas dúvidas e nos colocamos à disposição das empresas para esclarecer essas questões e auxiliá-las, lembrando que a FIEMG presta este serviço gratuitamente”, afirmou. Ao final do evento, os empresários foram atendidos individualmente.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG