Em missão aos Estados Unidos, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, também representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou na última quinta-feira (16/05) do evento “Launching Brazil Battery Materials – Lithium Valley: 1 year of production and social transformation”, realizado na bolsa de valores Nasdaq, em Nova Iorque.
O evento foi promovido pela Sigma Lithium – indústria verde que atua no processamento de lítio em uma área entre as cidades de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha – e celebrou um ano de lançamento pelo governo de Minas do Vale do Lítio (Lithium Valley Brazil) – projeto que visa desenvolver cidades do Norte e Nordeste do Estado em torno da cadeia produtiva do lítio, gerando mais empregos e renda para a população das duas regiões.
Em sua palestra, que tratou sobre o papel das associações industriais na promoção do desenvolvimento, criando consenso nos diálogos público-privados, Flávio Roscoe falou sobre a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento econômico e social e geração de emprego e renda, especialmente no caso da indústria que está se instalando no Vale do Jequitinhonha.
“Estamos aqui na Nasdaq celebrando um ano de lançamento do Vale do Lítio. E o dia foi para discutir a transformação social e a mudança que o Vale do Lítio promoveu no Vale do Jequitinhonha, que ainda é a região economicamente mais pobre de Minas Gerais, mas que irá mudar rapidamente. Tudo isso graças ao investimento privado e à riqueza natural da região, que é o lítio, mineral que tem grande papel na transição energética”, disse após o evento.
Ele complementou sua fala destacando a importância do projeto para o meio ambiente, para a transição energética justa e também para o desenvolvimento regional do Norte e Nordeste de Minas. “Estamos contribuindo para um mundo mais sustentável, produzindo um lítio verde e, ao mesmo tempo, retirando milhares de pessoas da pobreza e levando prosperidade para uma região de onde as pessoas eram obrigadas a migrar em busca de uma vida melhor. E agora o movimento é o inverso: as pessoas estão voltando para o Vale Jequitinhonha, voltando para casa. Enfim, é o setor privado sendo portador de futuro para toda uma região e para a sociedade”, afirmou.
A CEO e co-presidente do conselho da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner, reforçou a fala do presidente Flávio Roscoe e agradeceu o apoio da FIEMG na empreitada .“ A FIEMG tem sido guardiã de toda a estrutura industrial que a gente montou em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e é muito bacana verificar que toda essa estrutura industrial atraiu essa mão de obra de volta pra casa e, dos nossos 13 mil colaboradores indiretos, temos uma turma que já estava lá, mas outros 85% são pessoas nascidas e criadas no Vale, mas que não estavam lá e agora voltaram para a região. Então, é uma reconstrução do tecido social da região valorizando um senso de pertencimento para as pessoas que voltaram para a casa para trabalharem na indústria”, disse a executiva.
Ana Cabral acrescentou ainda que a transformação da região está apenas começando, já que a produção do lítio na região teve início há menos de um ano. “A gente ainda não fez um ano de produção, então estamos só começando a fazer a transformação da região. Já houve 20% de crescimento na região do Vale do Jequitinhonha no ano passado, quem diria que isso pudesse acontecer tão rápido. Foi a região que mais cresceu no Estado”, completou.
Além do presidente da FIEMG e da CEO da Sigma Lithium, o evento contou com as apresentações de companhias que estão se desenvolvendo na região, do Secretário Executivo do Ministério de Infraestrutura e Transportes George Santoro, do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio; do presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; e do governador de Minas, Romeu Zema.
Missão aos EUA
A FIEMG participa ao longo desta semana da missão do governo de Minas aos Estados Unidos. Com objetivo de atrair investimentos para o Estado, gerando emprego e renda para os mineiros, a comitiva participou de diversas reuniões com investidores apresentando os potenciais de Minas Gerais, especialmente na área de infraestrutura.
Leia também:
FIEMG participa de missão do governo de Minas aos Estados Unidos
Imprensa FIEMG