Foi encerrada na última sexta (26) a “Hannover Messe”, feira de tecnologia realizada na Alemanha e que contou com a participação de 150 empresários mineiros da FIEMG. Representando a FIEMG Regional Vale do Paranaíba, participaram os seguintes empreendedores: José Alves (presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba), Alessiane Batoni (presidente Sindivestu), Jorge Tadeu Meirelles (presidente Sindarroz), Paulo Romes (presidente SIAU) e Arquimedes Rosa (presidente Sindmetal).
Além da feira em si, considerada o evento principal, a comitiva da FIEMG realizou também visitas técnicas em indústrias européias, entre elas a Mercedes Benz, a Airbus e a Volkswagen, além de visitas guiadas dentro da própria Hannover Messe.
Empresários de Uberlândia destacam os principais conteúdos apresentados durante a Hannover Messe
O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba e empresário do setor metal mecânico, José Alves, frisou que o evento foi muito bem organizado e trouxe possibilidades interessantes para aplicabilidade nas indústrias do Brasil.
“Nós pudemos ver na feira que é a maior em tecnologia para indústria do mundo, muitos processos de automação, de inovação em si, principalmente processos relacionados a inteligência artificial, que tem sido abordado em grande escala também no Brasil, para auxiliar na competitividade da indústria. Conhecer a magnitude desta feira nos proporciona um novo mindset que pode nós pretendemos levar ao Brasil e partilhar com os demais colegas dos sindicatos e da FIEMG.”
O presidente do Sindmetal, Arquimedes Rosa, também destacou o quanto a feira proporcionou um novo olhar em relação a tecnologia. “O que mais me chamou atenção, é que aqui na Alemanha os processos já estão no 5.0, diferente do Brasil e dos demais locais do mundo que ainda estão no 4.0. Tudo o que foi apresentado durante a feira, é o que há de mais moderno e inovador para a indústria. Nós vamos sentir falta de estar neste ambiente, foi uma missão extraordinária.”
Visitas guiadas incrementaram a programação da feira
Na última quinta-feira (25/4), alguns empresários conheceram a Claas (foto ao lado), fabricante de máquinas agrícolas com sede em Harsewinkel, Alemanha, e se surpreenderam, como destacou o presidente do Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais (SINDMEC), Daniel Junqueira. “A visita foi muito importante para comparar o sistema de produção do Brasil com o da Alemanha. E uma coisa boa foi que vimos que a gente não perde nada em termos de qualidade e linha de produção. E em termos de organização e segurança, a gente está até ganhando. Então, foi um ponto muito forte na visita à Claas”, disse.
Já na última quarta-feira (24/5), um grupo de 5 empresários visitou a Volkswagen, em Wolfsburg, e conheceu a linha de produção da maior fábrica de automóveis da empresa no mundo. No mesmo dia, outro grupo de empresários, incluindo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, conheceu a Mercedes Benz, na cidade de Brémen. “Na visita à fábrica da Mercedes, pudemos conhecer a linha de montagem final dos veículos, que são totalmente customizados. Conhecer essa realidade, onde robôs e automações já estão aplicados, traz muito conhecimento e insights para aplicação em nossas empresas. Uma oportunidade única dada pela FIEMG que, sem dúvida, foi um dos momentos mais especiais da Missão”, disse a diretora financeira do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Massas Alimentícias do Norte de Minas (Sindpan Norte) e membro da FIEMG Jovem, Juliana Alencar Dias.
Também na quarta-feira, outro grupo de empresários esteve na Wago, empresa fornecedora de produtos eletroeletrônicos para o setor de automação e tecnologia da informação, localizada em Minden, na Alemanha. “A ideia é a gente trazer, tanto o intercâmbio de tecnologia, quanto a possibilidade de novos fornecedores e novas parcerias para os nossos associados, fortalecendo cada vez mais a indústria eletroeletrônica e de automação nacional”, disse o empresário e diretor de Associativismo da FIEMG Jovem, Tasso Galhano, que fez parte do grupo que visitou a empresa.
Além disso, um grupo de empresários do setor têxtil visitou a Techtextil Messe, em Frankfurt, uma feira onde expositores internacionais apresentaram todo o espectro de têxteis técnicos, não-tecidos, têxteis para vestuário funcional e tecnologias têxteis.“Participar de uma feira como essa é, sem dúvida, abrir os olhos para o mundo porque tudo que se refere a vestuário, equipamentos de tecelagem e qualidade do produto que é visto aqui. Então entendemos que uma missão como essa traz muito aprendizado para ser compartilhado com os nossos associados”, disse Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG.
Já na terça-feira (24/4), representantes da indústria mineira visitaram a Salzgitter AG, uma das maiores produtoras de aço da Europa, localizada na cidade alemã de Salzgitter, e a Airbus, em Hamburgo.
Conteúdo elaborado de maneira colaborativa por Imprensa FIEMG e FIEMG Regional Vale do Paranaíba