Durante os 4 dias da Fenicafé 2025 (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura) no município de Araguari, Triângulo Mineiro, a Carreta Industriagro do SENAI foi exposta para visitantes conhecerem o universo da agroindústria pelo olhar da tecnologia e com ferramentas que mostram na prática alternativas inovadoras.
O formato de Carreta, permite que a estrutura do projeto percorra todo o Estado em eventos estratégicos. Dentro da Carreta, que é climatizada e iluminada, são apresentados robôs colaborativos, óculos de realidade virtual, mesa de robótica, toda a estrutura para treinamento como mesas e cadeiras, além do drone T50, específico para a pulverização em lavouras e que chamou a atenção dos visitantes pelo tamanho: 82 cm de largura, 2,8m de largura e 3,085m de comprimento.
“Este drone é exclusivo para área agrícola, a principal função dele é a pulverização com capacidade de 40 litros de defensivo. Ele é muito moderno, possui vários setores que não permite que ele levante vôo próximo a outros objetos. Outro diferencial é que o drone não precisa necessariamente do controle remoto em sua função ‘tradicional’, você pode montar a rota através de um mapa e o próprio aparelho realiza o trajeto.” detalhou o instrutor do SENAI Araguari, Matheus Felipe. Os instrutores do SENAI promoveram o vôo seguro do drone no parque de exposiçoes da Fenicafé para que os visitantes pudessem ver a atuação do equipamento na prática.
A equipe de robótica da escola SESI Araguari, a Startec, ficou responsável pelo manuseio da mesa de robótica dentro da Carreta, a fim de proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva no universo da programação através dos robôs interativos da LEGO.
Outro aparelho exposto na Carreta Industriagro é o chamado Braço Servo Motor, dispositivo eletromecânico utilizado em sistemas automatizados nas indústrias que converte sinais de controle em movimento de precisão.
De acordo com o consultor de relacionamento com mercado da FIEMG, César Campos, a participação do SENAI com a Carreta Industriagro na Fenicafé foi uma parceria entre a FIEMG e a Câmara Municipal de Araguari: “Foi uma solicitação dos representantes do legislativo de Araguari para que o público da Fenicafé tivesse a oportunidade de conhecer as soluções do SENAI voltadas para a agroindustria.”Campos ainda destacou que outros equipamentos incluindo simuladores que tornam o ambiente do agro ainda mais real dentro da carreta, serão acrescentados para os próximos eventos.
A vereadora de Araguari e vice presidente da Câmara, Maria Cecília Araújo, foi responsável pela liberação do espaço na Fenicafé 2025 para que a exposição da Carreta citada. Maria Cecília que é ex vice prefeita da cidade, articulou a proposta e reforçou a parceria de sucesso entre a Federação e o poder público municipal.
O diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, marcou presença nas atrações da Carreta e destacou a relevância da atuação do SENAI no setor do agro em Minas. “Ficamos muito satisfeitos com a primeira vinda da Carreta para o Triângulo Mineiro, e é incrível todo o equipamento disponibilizado, mostra para o visitante na prática como a tecnologia pode agir em prol das soluções dos desafios no campo. E nós tivemos muitas visitas importantes como a equipe do Sebrae, lideranças e autoridades locais, alunos de escolas do município, enfim, foi muito produtivo.”
Vale lembrar que a equipe SENAI de Araguari através da gerente Vanda Lúcia e do supervisor técnico Alexandre Oliveira, apoiaram todo o trâmite para exposição da Carreta, desde o planejamento, montagem, conteúdo e finalização após a ExpoAraguari.
Acompanhe os bastidores da Carreta durante a Fenicafé 2025 em @fiemgregionalvaledoparanaiba.