Enacthus – Um movimento internacional
A Enactus completa 25 anos de atuação no Brasil em 2023, está presente em 33 países e engaja estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social. Criado em 1998, o projeto reúne grandes empresas do país, alunos e professores.
Neste período, já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times, nos quais eles se reúnem para desenvolver projetos de negócios economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos com as comunidades locais e alinhados com a Agenda 2030, colocando em prática o desenvolvimento sustentável e gerando impacto positivo.
A Rede Enactus tem como proposta transformar estudantes em empreendedores sociais, por meio de uma plataforma de potencialização de lideranças, para criarem projetos de desenvolvimento comunitário, guiados por pilares econômicos, ambientais e sociais, melhorando a qualidade de vida e impactando positivamente as pessoas em situação de vulnerabilidade. O Eneb 2023 teve como tema “25 Anos em Ação” e destacou a trajetória da Enactus Brasil.
Sobre a Enacthus UFU
Hoje, a equipe da Universidade Federal de Uberlândia atua com 3 projetos que viabilizaram a sua ida até a Holanda. O Bread & Bug, a Fazendinha de Inseto e o Aroeiras estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs), e mostram como o empreendedorismo ambiental vem se destacando internacionalmente.
Durante o Evento Nacional da Enactus Brasil (Eneb), o time da Enacthus UFU, presente na Universidade Federal de Uberlândia desde 2015, apresentou os resultados do trabalho realizado ao longo do ano em seus projetos socioambientais.
O projeto de destaque, selecionado para a etapa da Holanda, foi o Bread & Bug (Ganha pão), que utiliza a larva da farinha, obtida a partir da criação de um inseto, para coletar suas excretas e utilizá-las como um fertilizante e indutor de resistência orgânico.
Parceria FIEMG e Enacthus UFU
A FIEMG Regional Vale do Paranaíba teve conhecimento do projeto quando a equipe de comunicação buscava alternativas para um futuro evento de meio ambiente para as indústrias da Regional. Com isso, entramos em contato com a equipe que demonstrou interesse na parceria com a FIEMG e solicitou que a nossa logo estivesse presente na apresentação que será realizada na Holanda entre os dias 16 e 18 de outubro.
Este é um movimento presente em todos os estados do Brasil, e em Minas Gerais ele pode ser encontrado em instituições de ensino de renome, como IFNMG Montes Claros, Newton Paiva, PUC Minas Barreiro, UFJF, UFLA, UFMG, UFU, UFV CRP, UFV Viçosa, UNIFAL, UNIFEI Itabira, UNIFEI Itajubá e UNIVALE Governador Valadares.
A FIEMG Regional Vale do Paranaíba busca, mais uma vez, inovar em projetos tecnológicos. Futuramente, pretendemos estreitar os laços com as universidades presentes nos nossos municípios de abrangência, e começar por este projeto de renome mundial está sendo o ponto de partida deste objetivo.
Hoje, a Enacthus é mantida por grandes nomes da indústria mundial. O seu principal parceiro estratégico é a KPMG, seus apoiadores (mantenedores do projeto) nomes como Bic, Tilibra, Unilever, Instituto Sabin, Ford, Fundação Cargill, Cargill, Instituto Credicitrus e Amanco se destacam.
Por isso, acreditamos que relacionar a FIEMG a um projeto como este pode ser mais uma das iniciativas da Regional Vale do Paranaíba, que pode se estender para outras regionais da Federação.