Abertura oficial da FENICAFÉ (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura) reuniu lideranças e cafeicultores no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco na noite de ontem (15) no município de Araguari. O vice governador do Estado, Matheus Simões, realizou a abertura oficial da Feira.
O Presidente da FIEMG Regional, José Alves, junto ao Diretor da FIEMG em Araguari, Mauro Cunha, e o Presidente do Sindarroz-MG, Jorge Tadeu, estiveram presentes na solenidade prestigiando a região mais exportadora de café de Minas Gerais.
Em 2023, a FENICAFÉ movimentou mais de 200 milhões de reais, e a expectativa para o ano de 2024 é superar o valor. Além das palestras e cursos, a feira contará com exposição de máquinas, serviços e insumos, uma grande oportundiade para o fornecedor e o produtor unirem forças.
De acordo com Mauro Cunha, diretor da FIEMG Regional, a feira se destaca por ser a maior do nicho não somente no país mas no mundo. “Vale destacar que em relação a Café Irrigado, a FENICAFÉ é o maior evento no mundo, somos referência no plantio e também na exportação de café. Tudo na feira é voltado para a irrigação do café, maquinário, transporte, tecnologia etc. Os melhores cafés especiais estão aqui, é a principal cultura do município. E a Feira em si, é sempre muito prestigiada não somente pelas autoridades mas também pelo próprio cafeicultor que vem para o evento, e tudo isso fomenta grandemente o desenvolvimento da indústria local.” disse Mauro Cunha que também é empresário do setor de alimentos.
A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.