Tradicional no mercado de botinas, a empresa de Araguari (MG), Kaneron e associada ao Sindvest Araguari (Sind. Indústrias do Vestuário e Calçados de Araguari), participou entre os dias 26 e 30/05 da Segunda Edição do Programa Jornada Exportadora para empresas calçadistas promovida pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O objetivo da missão é conectar fornecedores brasileiros com potenciais compradores dos países citados e, com isso, criar um ambiente de oportunidades e geração de negócios.
A Kaneron é considerada referência na fabricação de botinas e está ativa na cidade de Araguari, Triângulo Mineiro, desde 1992. A concentração de vendas da empresa é focada no atacado, como em lojas agropecuárias, lojas country e cooperativas. 80% da comercialização está concentrada nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará.
De acordo com Rafael Rodrigues Peixoto, gestor comercial da Kaneron, a missão Paraguai/Equador foi muito positiva e surpreendeu em relação as possibilidades apresentadas na missão: “Nós estamos muito gratos pela oportunidade fornecida pela APEX, somente 15 empresas foram escolhidas no Brasil para essa missão, e a Kaneron foi uma delas. A exportação ainda é uma dinâmica inicial para a Kaneron, nós começamos através do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) realizado pela APEX e FIEMG em 2023, e a partir daí começamos a aprender sobre o assunto e aos poucos estamos avançando. Mas o que já ficou claro aqui na missão é que no cenário sulamericano, o calçado brasileiro é conhecido pela qualidade, então temos este ponto a nosso favor para entrar neste mercado.”
Rafael frisou que a Kaneron vai permanecer ativa neste tipo de trâmite internacional, em busca de novos mercados e levando o nome da empresa, de Araguari e Minas Gerais para o mundo.
De acordo com o site oficial da Apex Brasil, os participantes selecionados receberam informações preliminares, orientações sobre oportunidades e desafios desses dois mercados e suporte no planejamento para otimizar seus resultados comerciais. O programa conta com o apoio da Abicalçados, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A Jornada Exportadora é voltada especialmente para empresas que já passaram por algum processo de qualificação para exportação e que identificam sinergia entre seus objetivos e os mercados-alvo do programa.
Conheça as demais iniciativas da Apex Brasil para indústrias brasileiras.