De acordo com o site oficial da competição, os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.Por abranger diversas regiões do estado, o JEMG atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.
Nesse sentido, o objetivo do JEMG é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica. Os Jogos Escolares de Minas Gerais selecionam os representantes do Estado para as os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.
As etapas microregionais foram realizadas na primeira quinzena de abril.
Participação de alunos uberlandenses do SESI Guiomar de Freitas Costa
2024 foi o primeiro ano que escola SESI Guiomar de Freitas Costa participou do JEMG na modalidade xadrez e o aluno Danilo Reis, venceu em primeiro lugar no masculino da fase Microrregional na Cidade do Prata, vencendo todas as partidas. Além de Danilo, outros 5 alunos da escola participaram da competição na modalidade citada sob a supervisão da professora Silvania Andrade e da supervisora educacional Paula Vieira da Cunha.
Além do xadrez, os alunos do SESI em Uberlândia competiram no futsal masculino.