No último dia 09 de maio (quinta-feira), foi realizado o lançamento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (PROCOMPI), no auditório da FIEMG Regional Vale do Paranaíba.
O PROCOMPI é uma iniciativa que promove a cooperação entre micro e pequenas indústrias (MPEs), auxiliando na superação de desafios e no estímulo à inovação, à produtividade e ao crescimento em um contexto cada vez mais digital e sustentável.
O programa identifica desafios específicos das MPEs industriais, que podem surgir a partir de demandas de sindicatos, associações, ou através de levantamentos realizados pelas federações de indústria e pelo Sebrae. Uma vez que identificados, os projetos são submetidos a um comitê formado pela CNI e o SEBRAE e, caso aprovados, são executados.
Em Uberlândia o projeto é voltado ao setor de reparação automotiva, com o objetivo de levar qualificação para micro e pequenas empresas do segmento automotivo, desde consultorias até a implementação de melhorias. Para o Gerente da Gerência de Projetos para a Indústria do IEL, Thadeu Neves, está é uma oportunidade para estruturar o setor automotivo uberlandense de forma mais dinâmica. “Em Uberlândia, esse projeto é uma oportunidade para continuarmos uma dinâmica de estruturação de um selo automotivo. É uma lógica que prevê a garantia ao consumidor, assim como a qualidade na prestação de serviços. Um selo, seja ele a partir de uma referência de um selo prata, ouro ou bronze, permite que as empresas tenham um certo nível de referência, seja na qualidade ou no preço justo. O PROCOMPI é um programa levando conhecimento e oportunidade de mais desenvolvimento para o setor automotivo em Uberlândia.”, pontuou.
Na FIEMG Regional Vale do Paranaíba o PROCOMPI é executado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia, o Sindmetal. O PROCOMPI é uma iniciativa SEBRAE e CNI, em parceria com o Sindmetal e IEL.