2ª maior cidade de Minas Gerais é referência nacional no desenvolvimento industriário e tecnológico
A Princesa do Cerrado
Uberlândia, local de terras férteis. Sua história resgata a memória das grandes fazendas que aqui existem: Olhos D’água, Lage, Marimbondo e Tenda. Nasce em 1888, ao redor de uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Seu primeiro nome foi São Pedro de Uberabinha, ainda quando se apresentava como distrito industrial da cidade de Uberaba.
A história da indústria no Triângulo Mineiro começa aqui, com a emancipação e nomeação da cidade como Uberlândia, do latim “fértil” e do alemão “terra”. Terra fértil para cidadãos, empreendedores, sonhadores e inovações. O futuro da indústria encontra-se aqui, na capital do Triângulo Mineiro, como é carinhosamente conhecida.
Força Industrial
O 27º maior PIB brasileiro e berço de diversos ramos industriais, essas são algumas características que marcam a cidade com toda a sua capacidade econômica. Um lugar diverso para empreendimentos, desde o agronegócio ao setor atacadista, do alimento à tecnologia, Uberlândia marca presença na economia mineira com boas oportunidades de negócios.
A FIEMG desenvolve aqui a indústria do futuro, começando na educação infantil, na Escola SESI Guiomar de Freitas Costa. Os alunos aprendem desde cedo sobre novas tecnologias, como a robótica, exploram construções e aprendem sobre sustentabilidade. Para o Gerente de unidade Cláudio Galvão, natural de Uberlândia e contando 22 anos de FIEMG, estar aqui é acompanhar o crescimento da indústria e da sustentabilidade.
A minha história com a FIEMG e com a cidade acompanha todo o processo de desenvolvimento industrial, comercial e educacional. Atuei no SENAI, como instrutor e supervisor técnico, sempre com ações que buscassem a transformação de vida e o futuro de jovens dentro da educação profissional. Hoje me dedico ao SESI, na educação básica e qualidade de vida. Tenho muito orgulho de ver o crescimento da cidade, e o quanto nossa Federação têm contribuído para o desenvolvimento da indústria, da sociedade e da comunidade uberlandense.
No melhor ensino técnico do país, a região do Vale do Paranaíba também se destaca. No SENAI desenvolvemos aprendizagem industrial, nas unidades Fábio de Araújo Motta e Dr. Celso Charuri possibilitamos um início de carreira com práticas na vivência da indústria, com foco na inovação e tecnologia. Rogério Franco está na Federação há 19 anos, atuando no SENAI Uberlândia há 8 meses, e afirma que sua experiência na gerência na cidade evidenciou ainda mais como o município é uma força nacional industriária.
Antes de assumir a Gerência eu acompanhava os atendimentos a indústrias em toda região do Triângulo Mineiro, e dentre todas as cidades que visitava a que mais me chamava atenção era Uberlândia. Além de ser linda e bem planejada, ainda conta com um parque industrial gigantesco com infinitas possibilidades. Quando surgiu a oportunidade de vir morar em Uberlândia não pensei duas vezes, aceitei de imediato, e esta foi uma oportunidade única que estou amando. A FIEMG é essencial para as Indústrias e a Regional Vale do Paranaíba para mim é uma das mais ativas, com os sindicatos patronais auxiliando na melhoria da produção, no aumento da produtividade e no acesso a novas tecnologias. Meu desejo é que Uberlândia continue avançando nesta data, assim como a FIEMG.
Polo Regional, Referência Nacional
Uberlândia é dona do melhor saneamento básico de Minas Gerais, sendo referência nacional para empresas do ramo sanitário. Na saúde, o Hospital Municipal é destaque, assim como os programas implementados nas Unidades de Atendimento Integrado que transformam a vida dos munícipes e servem de modelo para muitas cidades brasileiras.
A FIEMG Regional Vale do Paranaíba representa a vida de muitos uberlandenses, levando a indústria até suas casas diariamente. Do pão ao calçado, do arroz ao automóvel, tudo é tocado pela indústria. Milton Inhaquitti, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Uberlândia (Sindpan) atua há mais de 35 anos no atendimento associativista e afirma que a indústria em Uberlândia vem se fortalecendo com o passar dos anos.
Fundamos o Sindpan ainda em 1987, e quando a Federação começou a dar os seus primeiros passos na região fomos pioneiros na atuação industrial. Nós começamos pequenos, e acompanhamos os avanços comerciais de Uberlândia se fortalecerem com o apoio que sempre demos aos empresários. Fico muito feliz em participar da história uberlandense assim como a da presença da FIEMG em nossa cidade. Com toda essa vivência, posso afirmar com certeza que Uberlândia só tende a crescer e a indústria será a chave para esse crescimento.
A presença sindical patronal apenas fortalece a relação Federação e sociedade, e o apoio dos sindicatos patronais as empresas de seus respectivos setores tende a estreitar os laços entre empresário e cidadão. Atuante no Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), a Analista Administrativa Cibele Cândido veio para Uberlândia há anos atrás, e não consegue se desligar do município devido o seu caráter apaixonante, como conta.
Eu vim a Uberlândia passar apenas uma semana de férias anos atrás, mas essa semana se tornou 12 anos. É uma cidade muito acolhedora e hoje me considero uma uberlandina, como todos dizem com muito carinho. Esse é município que recebe tantas pessoas e é um local muito bonito, que abraça com diversas oportunidades. Aqui temos geração de empregos, com as indústrias e somos um polo tecnológico! Tenho orgulho de morar nessa cidade e fazer parte dessa história. Parabéns, Uberlândia, pelos seus 135 anos!
Uberlândia é cultura, inovação, história e memória. Aos seus 135 anos, a equipe FIEMG Regional Vale do Paranaíba dedica esta homenagem.