Na reunião da Câmara da Indústria de Vestuário e Acessórios da FIEMG, realizada no dia 17 de maio, foi apresentado o “Relatório de Pesquisa Setorial: Inteligência Artificial na Indústria Mineira de Confecção de Vestuário”. O material, explicado por Hérika Sendas, consultora do SENAI-MG, trouxe informações detalhadas sobre a aplicação de tecnologias de inteligência artificial no setor de confecção de roupas em Minas Gerais, destacando as inovações e impactos na produtividade, qualidade e competitividade das empresas do ramo.
Durante o evento, que aconteceu na sede da Federação mineira, foram debatidos os principais resultados da pesquisa, abordando como a inteligência artificial está transformando processos de produção, desde o design até a distribuição. “A utilização da Inteligência Artificial na fase de desenvolvimento de produtos na Indústria da Moda apresenta múltiplas possibilidades, transformando processos tradicionais e abrindo caminhos para inovações”, esclareceu Sendas.
Hannover – Também na reunião, Mariângela Marcon, presidente do Colegiado e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), compartilhou os insights que teve durante a recém realizada missão à Alemanha. A comitiva, capitaneada pela FIEMG, esteve em na cidade de Hannover no período de 19 a 27 de maio. Ao todo, 150 empresários de 90 indústrias mineiras foram à Feira de Hannover com “objetivo de viabilizar negócios, parcerias, troca de experiências e atração de investimentos”, explicou Mariângela.
Possibilidades do Mercado – Durante a reunião da Câmara da Indústria de Vestuário e Acessórios da FIEMG, Adriana Vidal, fundadora da empresa Flourish, apresentou a palestra intitulada “As Infinitas Possibilidades do Mercado”. Com sua expertise, Adriana conduziu os participantes por uma análise abrangente de temas como tendências de consumo, insights do NRF Retail Big Show e uma compreensão aprofundada do comportamento do consumidor no universo fashion. A palestra também destacou aspectos cruciais, como o perfil dos profissionais da área e a influência das diferentes gerações no mercado.
Minas Trend – Francielly Martins, gerente de Projetos de Negócios da FIEMG, apresentou os principais resultados da 31ª edição do Minas Trend. O evento foi realizado de 16 a 18 no Minascentro, Belo Horizonte e reuniu 122 marcas expositoras – dessas, 50 estreantes, 11 autorais – em 91 estantes movimentando a cadeia da moda, gerando conexões e grandes negócios. Quase seis mil pessoas passaram na feira durante os três dias, sendo 1.600 lojistas compradores e foram gerados mais de R$27 milhões.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG