Um dos pontos altos do Minascon, o concurso A Ponte conheceu, neste domingo (26/10), as duplas vencedoras. E teve bicampeões. Felipe Galdino e Luciano Diniz, alunos do 8º período de engenharia civil e ambiental da Univale, de Governador Valadares, repetiram o feito da edição passada, realizada em maio deste, na mesma cidade, e a levaram a disputa. O protótipo construído por eles suportou um peso de 275 quilos e a dupla faturou um prêmio de R$5 mil. A disputa encerrou a programação do Minascon.
O sentimento de gratidão transcedeu nos rostos dos vencedores, que viajaram mais de 300 quilômetros até Belo Horizonte para participar da competição. Uma das estratégias da dupla para vencer o desafio foi analisar a peça construída por eles em Valadares, que rompeu com 145 kg, e aprimorar o processo de projeção e construção do protótipo atual.
“Nós levamos a ponte para casa e, na faculdade, e gente onde poderia melhorar. Então, equilibramos a quantidade de palitos e reforçamos em alguns pontos. Neste concurso, a gente buscou também facilitar a montagem da peça”, explicou Felipe Galdino. O concurso, para os vencedores, foi além da premiação e proporcionou aos universitários acessar conteúdos e experiências do ecossistema da construção civil.

A dupla vice-campeã foram os alunos Eduardo Guilherme e Hannah Emanuele, que participaram do concurso pela primeira vez, e receberam R$2,5 mil. Eles construíram um protótipo que suportou uma carga de 200 kg. Guilherme está no terceiro período do curso de engenharia na faculdade Uninter e Emanuele faz arquitetura na Dom Helder Câmara. “A sintonia da dupla, os conhecimentos adquiridos na faculdade e a concentração foram fundamentais para essa conquista”, disse Eduardo ao destacar o desempenho deles na competição. Os vencedores concorreram com outras cinco duplas e três foram desclassificadas.
O concurso desafiou os participantes a projetar e construir protótipos de pontes utilizando palitos de picolé e cola branca. As peças foram construídas no sábado e passaram por um processo de secagem. Elas foram julgadas por uma banca que levou em conta os quesitos de conformidade, pesagem e desempenho.
O Minascon foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), SENAI, IEL e pela FIEMG, com o patrocínio ouro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O apoio máster foi do Sebrae e a parceria do CAU-MG e da VIC Engenharia.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG