Evento aconteceu em Contagem, na Faculdade SENAI / Centro 4.0
A demanda: reaproveitar serragem produzida nas indústrias. Com base nessa demanda, um grupo de alunos do SENAI Três Marias, que concluiu o curso Técnico em Eletromecânica, do Trilhas de Futuro, desenvolveu a solução: usar a serragem na fabricação de vasos de plantas. O trabalho chamou tanto a atenção que o grupo acabou sendo convidado a participar do Science Days, realizado no dia 22 de março, em Contagem. O projeto Gaia Artesanatos foi apresentado pela aluna Tayná Eduarda Marques Costa, juntamente com o instrutor Marconi Fernandes de Paula e a analista pedagógica Carolina Nuzzi Romano, ambos do SENAI Três Marias.
O Science Days é um evento totalmente dedicado a despertar a curiosidade e o interesse de jovens pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática e, pela primeira vez, acorreu em Contagem, da Faculdade SENAI/Centro 4.0.
Esse ano, o evento reuniu mais de dois mil alunos dos ensinos fundamental e médio. Carolina contou que a ideia surgiu a partir da demanda de uma indústria, interessada no reaproveitamento de serragem, resultante de processo industrial. “A empresa Gaia Artesanatos surgiu com uma alternativa de fabricação de vasos de plantas e decorativos, em vários modelos, tendo a serragem como principal matéria-prima”, observou.
O grupo formado pela Tayná e pelos alunos Débora Ferreira Paulo, Izza Gabrielly de Freitas Sousa e Gustavo Henrique Silva Guimarães conseguiu chegar ao modelo final com uso de outros materiais e equipamentos. “O grupo criou um forno que, quando exposto ao sol, atinge temperatura para secar os vasos produzidos, dando-lhes maior dureza e melhor qualidade”, acrescentou.
O grande benefício desse trabalho é que reduz o descarte de serragem em Aterros Sanitários e mesmo em processos de queima, que nas duas situações poluem o ambiente. É ainda uma alternativa para substituir a produção de vasos plásticos. “Esse projeto atendeu, completamente, a expectativa da indústria que era de dar uma destinação mais sustentável para a serragem gerada.
“Foi uma oportunidade única de apresentar o trabalho desenvolvido nos cursos técnicos do SENAI, em especial, na Unidade de Três Marias. Todos nós – time SENAI e o grupo de alunos – nos sentimos lisonjeados em participar do evento. Uma oportunidade de agregar ainda mais valor à formação dos nossos alunos”, avaliou o gerente da Unidade de Três Marias, Lucas Santos Silva.