A FIEMG Regional Vale do Aço, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, lançaram na noite dessa terça-feira (17/10), o Programa de Qualificação Profissional – “Qualifica São Gonçalo”.
O Programa tem como objetivo proporcionar à população o aumento de sua qualificação visando aumentar sua empregabilidade ou o seu potencial empreendedor.
“Essa iniciativa proporcionará ganhos para todos: Os participantes ganham conhecimento e aumentam suas possibilidades de melhorar suas condições; As empresas do município ganham com a oferta de pessoas qualificadas para trabalhar, o que atualmente é um sério problema; O município ganha pois aumenta a sua atratividade para novos empreendimentos”, explicou Ricardo Azalim, Gerente do SENAI em São Gonçalo do Rio Abaixo.
O programa é formado por Trilhas de conhecimento nas áreas de Tecnologia da Informação, Metalmecânica, Alimentos, Empreendedorismo e Gestão e Tecnologias da Indústria 4.0. “Cada trilha é composta por diversos cursos nas modalidades de Iniciação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional, Qualificação Profissional e Cursos Técnicos que vão, à medida que os alunos vão avançando, aumentando o nível de conhecimento ofertado. Serão 33 turmas em 29 cursos. O programa tem previsão de duração até o final do primeiro semestre de 2025”, detalhou Ricardo.
Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, ressaltou a importância de investir na qualificação profissional e da parceria com a prefeitura do município.
“A FIEMG, juntamente com o Senai, deseja que os cursos oferecidos impulsionem a qualificação da população e diversifiquem a economia local e que ao final desses cursos tenhamos mais de 700 novos profissionais no mercado”.
Gaggiato reforçou ainda que a educação é a melhor forma de impactar positivamente a realidade das pessoas. “Que esse Programa seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos no município. Obrigado prefeito pela parceria. A sua sensibilidade fará a diferença na vida de muitos cidadãos, dando a oportunidade de emprego qualificado”, concluiu.
Diversificação Econômica
Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Maria Inês de Araújo Moreira, o processo foi iniciado junto à comunidade para entender as necessidades da população. “Após reuniões com empresas locais percebemos a necessidade de se criar as Trilhas de Conhecimentos, o que possibilitaria uma sequência é aprofundamento na aprendizagem. Todo investimento desse Programa é custeado com o Fundo de Desenvolvimento Econômico e como estamos elaborando um Projeto de Diversificação Econômica, termos pessoas qualificados será imprescindível no processo”, justificou.
Para o Prefeito Nozinho, o Programa Qualifica São Gonçalo é mais um passo para promover a formação profissional dos jovens, produzindo, assim, mão de obra de alto nível para o mercado de trabalho nos mais diversos setores produtivos. “Essa formação vem de encontro com a nossa proposta de diversificação econômica do município, preparando mão de obra para as empresas instaladas em nossa cidade, além dessa força de trabalho ser um atrativo para a vinda de novos empreendimentos”, destacou Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Participaram da solenidade o Prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Diego José Ribeiro, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Inês de Araújo Moreira, o Gerente da Unidade Senai de São Gonçalo do Rio Abaixo, Ricardo Luiz Azalim e o Coordenador de Educação e Tecnologia do Senai Minas Gerais, Dalison Ribeiro Lage.